Na hora de fazer a troca da embreagem é importante verificar a procedência da peça e seguir todas as orientações técnicas do fabricante. Realizar uma instalação correta garante mais durabilidade e vida útil do componente, além de segurança e mais conforto para quem roda pelas ruas e estradas brasileiras.
Confira 7 dicas que o Adriano Silveira, analista de produtos do Aftermarket da Eaton, compartilha, considerando todas as verificações, desde a checagem do desgaste do volante do motor até o conforto dos pedais:
- Condição do volante do motor: na hora de começar a montagem avalie o aspecto desse componente: se existem trincas térmicas, sua coloração, planicidade e se há marcas profundas. Caso a peça não esteja íntegra, recomenda-se a retífica ou sua troca;
- Rolamento do volante do motor: o componente deve ser substituído em todas as trocas de embreagem;
- Vazamentos no sistema hidráulico de acionamento da embreagem: caso encontre vazamentos, faça a substituição do componente danificado e utilize o fluido Eaton DOT4 Premium;
- Check list de peças: a qualidade dos rolamentos e do eixo do garfo de acionamento, irregularidades no corpo da moringa e na estria do eixo piloto podem impactar diretamente na funcionalidade e no conforto do pedal. Tudo isso precisa ser avaliado antes da manutenção da embreagem;
- Uso de guias: para a centralização do conjunto de embreagem, faça a utilização de pinos guias e eixo piloto para alinhamento do platô e disco de embreagem. Nunca utilize parafusadeira pneumática ou catraca para fixar o parafuso. O platô da embreagem deve ser fixado apertando os parafusos em cruz e utilizando o torquímetro regulado conforme cada modelo. A Eaton tem uma tabela que mostra o torque correto para cada peça. Confira:
Modelo da Embreagem | Torque |
280mm | 20 Nm até 25 Nm |
330mm | 40 Nm até 45 Nm |
362mm | 40 Nm até 60 Nm |
365mm | 40 Nm até 60 Nm |
380mm | 40 Nm até 60 Nm |
395mm | 46 Nm até 60 Nm |
430mm | 46 Nm até 60 Nm |
- Garfo de embreagem: a montagem do mancal no garfo de acionamento da embreagem deve ficar alinhada. Verifique a integridade do cilindro: se existe empenamento na haste, vazamento ou folgas. Lembrando que, no caso das transmissões automatizadas, a calibração da embreagem deve ser feita utilizando o software da montadora ou o original da Eaton, o Service Ranger;
- Teste de direção: após a montagem da embreagem, lembre-se de verificar como está o conforto do pedal, se o veículo apresenta trepidação ou patinação em partidas e raspagem no momento de troca de marchas. A partir deste mês, as embalagens das embreagens da Eaton virão com um QR Code que dará acesso a um vídeo que contempla as dicas acima para montar o componente corretamente. O material pode ser consultado aqui. As embreagens e todo o portfólio da Eaton para o mercado de reposição podem ser encontrados nos mais de 1.200 pontos de vendas espalhados por todo o Brasil.
Fonte: Redação Balcão Automotivo