Eaton fornece 7 dicas para montar embreagem de maneira correta e eficiente

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Na hora de fazer a troca da embreagem é importante verificar a procedência da peça e seguir todas as orientações técnicas do fabricante. Realizar uma instalação correta garante mais durabilidade e vida útil do componente, além de segurança e mais conforto para quem roda pelas ruas e estradas brasileiras.

Confira 7 dicas que o Adriano Silveira, analista de produtos do Aftermarket da Eaton, compartilha, considerando todas as verificações, desde a checagem do desgaste do volante do motor até o conforto dos pedais:

  1. Condição do volante do motor: na hora de começar a montagem avalie o aspecto desse componente: se existem trincas térmicas, sua coloração, planicidade e se há marcas profundas. Caso a peça não esteja íntegra, recomenda-se a retífica ou sua troca;
  2. Rolamento do volante do motor: o componente deve ser substituído em todas as trocas de embreagem;
  3. Vazamentos no sistema hidráulico de acionamento da embreagem: caso encontre vazamentos, faça a substituição do componente danificado e utilize o fluido Eaton DOT4 Premium;
  4. Check list de peças: a qualidade dos rolamentos e do eixo do garfo de acionamento, irregularidades no corpo da moringa e na estria do eixo piloto podem impactar diretamente na funcionalidade e no conforto do pedal. Tudo isso precisa ser avaliado antes da manutenção da embreagem;
  5. Uso de guias: para a centralização do conjunto de embreagem, faça a utilização de pinos guias e eixo piloto para alinhamento do platô e disco de embreagem. Nunca utilize parafusadeira pneumática ou catraca para fixar o parafuso. O platô da embreagem deve ser fixado apertando os parafusos em cruz e utilizando o torquímetro regulado conforme cada modelo. A Eaton tem uma tabela que mostra o torque correto para cada peça. Confira:
Modelo da EmbreagemTorque
280mm20 Nm até 25 Nm
330mm40 Nm até 45 Nm
362mm40 Nm até 60 Nm
365mm40 Nm até 60 Nm
380mm40 Nm até 60 Nm
395mm46 Nm até 60 Nm
430mm46 Nm até 60 Nm
  1. Garfo de embreagem: a montagem do mancal no garfo de acionamento da embreagem deve ficar alinhada. Verifique a integridade do cilindro: se existe empenamento na haste, vazamento ou folgas. Lembrando que, no caso das transmissões automatizadas, a calibração da embreagem deve ser feita utilizando o software da montadora ou o original da Eaton, o Service Ranger;
  2. Teste de direção: após a montagem da embreagem, lembre-se de verificar como está o conforto do pedal, se o veículo apresenta trepidação ou patinação em partidas e raspagem no momento de troca de marchas. A partir deste mês, as embalagens das embreagens da Eaton virão com um QR Code que dará acesso a um vídeo que contempla as dicas acima para montar o componente corretamente. O material pode ser consultado aqui. As embreagens e todo o portfólio da Eaton para o mercado de reposição podem ser encontrados nos mais de 1.200 pontos de vendas espalhados por todo o Brasil.

Fonte: Redação Balcão Automotivo

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