Em busca da otimização no atendimento aos clientes do mercado de reposição, a ZF Aftermarket alterou a sua operação logística que envolve o transporte e embalagem de embreagens SACHS. Com isso, as peças que compõem os kits de embreagens (dentre elas, o platô, disco e mancal) produzidos e montados nas plantas de São Bernardo do Campo e Araraquara, SP, passaram a ser embalados no Centro de Distribuição da empresa, em Itu, SP. Dessa forma, foi possível flexibilizar a entrega de peças, de acordo com a demanda do mercado.
O novo formato permitiu a redução no consumo de combustível da operação de transporte dedicada a essa tarefa em cerca de 30%, com consequente diminuição da emissão de 3.800 toneladas/ano de CO2.
Antes de ser implantado o novo modelo logístico, as peças eram separadas em lotes formados por kits completos já embalados, na mesma planta onde eram montadas. “Com esta mudança, ganhamos em flexibilidade no transporte dos componentes, que permitem empilhamento, e, portanto, melhor distribuição de carga no transporte. Além disso, as peças podem ser facilmente fornecidas separadamente, de acordo com os pedidos recebidos”, afirma Bruno Silva, Gerente Sênior de Operações da ZF Aftermarket.
Atualmente são montadas e embaladas embreagens tanto para o mercado de leves, como para o de pesados. A partir do início do próximo ano, a ZF programa embalar as embreagens remanufaturadas no Centro de Distribuição em Itu, SP, o que possibilitará alcançar os mesmos benefícios em atendimento para a linha de reciclados.
Fonte: Balcão Automotivo