Por: Marcelo Cavalcante
Em nosso artigo vamos fazer uma releitura do fechamento de outubro das vendas de automóveis e comercias leves, analisando os resultados Nacionais e por Estados. Como sempre vamos rechear a discussão com gráficos e comparativos, no final do artigo teremos a prévia de vendas de novembro, desejamos uma ótima leitura.
As vendas em outubro de automóveis e comercias leves fecharam com 206.669 unidades, representando um crescimento de 10,26% em relação a setembro e um avanço de 22,67% na comparação com o mesmo período do ano anterior, foi o segundo maior volume e média diária do ano.
Mais uma vez o resultado foi amplificado pelo bom desempenho da modalidade de vendas diretas, fechando outubro com o maior volume mensal do ano, foram faturados direto pelas fábricas 113.128 unidades, o crescimento da modalidade segue alavancado pelas compras das locadoras, mas outros elegíveis como produtores rurais, pequenos frotistas, MEI e PJ também vem aumentado sua participação, o segmento de PCDs que já vendeu mais de 238 mil unidades no de 2020, segue prejudicado pela falta de modelos que se enquadrem nas isenções Estaduais, em 2022 o segmento vendeu aproximadamente 102 mil unidades. Segundo dados divulgados pela ABLA o setor de locação comprou até outubro 436.570 automóveis e comerciais leves, o que representa uma participação de 25% nas vendas totais.
As vendas diretas das fábricas fecharam o mês de outubro com uma participação de 54,74%, anotando um crescimento de 10,06% em relação ao mês anterior, o varejo participou com 45,26% das vendas e registrou um crescimento de 10,51%.
O varejo permanece estagnado, o aumento de preços, juros elevados e perda de poder aquisitivo, seguem sendo os principais entraves do setor, muitos compradores de veículos novos migraram para o segmento de duas rodas o que dificulta ainda mais a curva de recuperação.
As vendas no varejo acumulam uma queda de 25,08% quando comparado com o período pré pandemia, enquanto o faturamento fábrica cai 13,87%, devendo encerrar o ano com a maior participação da história.
VENDAS DE AUTOS E LEVES NACIONAL
No comparativo acima é possível analisar as vendas mensais e seu crescimento em relação ao mês anterior, as vendas de outubro de novas energias, as vendas acumuladas comparando com os resultados de 2022 e com o período pré pandemia e o volume acumulado de vendas de novas energias por marca.
A Fiat fechou o trigésimo quarto mês consecutivo na liderança, suas vendas acumuladas abriram uma vantagem de mais de 113 mil unidades para o segundo colocado, suas vendas totais anotam um crescimento de 11,92% em relação ao ano anterior e 28,30% quando comparado com o período pré pandemia. A marca italiana construiu a liderança com uma linha de produtos que atinge quase todos os principais subsegmentos do mercado, a marca cresceu sua participação de mercado 60% quando comparamos com o ano de 2019, mais adiante vamos analisar seu resultado por Estados, no quadro abaixo demonstramos os subsegmentos e a participação.
A VW encerrou outubro na segunda posição do acumulado do ano, o seu novo lançamento o VW/Polo é seu maior destaque, a marca acumula uma venda de 271.310 unidades e registra um crescimento de 31,62% em relação ao ano anterior e uma queda de 18,59% quando comparado com o período pré pandemia.
A GM fechou outubro na terceira posição, a marca segue distante dos resultados realizados no período pré pandemia, para entender o atual momento da marca, vamos analisar alguns de seus principais modelos de vendas por subsegmento em um artigo separado. Seu volume acumulado de vendas registra um crescimento de 15,86% em relação ao ano anterior e uma queda de 31% quando comparado com o período pré pandemia.
As marcas de volume que mais ganharam participação de mercado em relação ao período pré pandemia foram a Fiat, Jeep, Toyota e Hyundai e as marcas que mais perderam foram a Renault (-36,12%), a Honda (-30%) e a GM (-13,71%).
VENDAS ACUMULADAS POR ESTADOS
No gráfico acima podemos comparar a participação das vendas por Estados, as vendas acumuladas comparadas com os anos de 2022 e 2019 (pré pandemia).
O Estado de São Paulo lidera as vendas totais do setor com um volume de 458.341 veículos, sua participação nas vendas nacionais é de 26,32%, tendo crescido 3,03% em relação ao período pré pandemia, seu volume registra um crescimento de 20,45% em relação ao ano anterior e recua 17,56% em comparação com o ano de 2019. No mês de outubro o Estado ficou com a 2.ª posição, com 52.785 emplacamentos.
Minas Gerais turbinado pelos emplacamentos das locadoras está na segunda posição no acumulado do ano, com 403.505 emplacamentos, registrando um crescimento no volume de 2,73% em relação ao ano anterior e uma queda de 16,12% quando comparado com o período pré pandemia, sua participação nas vendas nacionais é de 23,17% e cresce 4,84% em comparação com a ano de 2019. No mês de outubro o Estado liderou os emplacamentos de autos e leves, com um volume de 59.649 registros, crescimento de 24,40% em relação ao mês anterior, destacando que segundo a Anfavea as vendas para as locadoras cresceram 29% em outubro.
O Paraná fecha o trio das vendas acumuladas de automóveis e comerciais leves, foram registrados no Estado até outubro 114.033 emplacamentos, registrando um crescimento de 14,76% em relação ao ano anterior e uma queda de 15,03% ante o ano de 2019.
Na região sudeste o Rio de Janeiro é o Estado que registra a maior queda em emplacamentos quando comparado com o período pré pandemia, as vendas no Estado caíram 37%, na região Sul o Rio Grande do Sul recua 25,88%, a região Nordeste recua em média 25,54%, na região Centro-Oeste o Distrito Federal registra a maior queda ante 2019 (-24%), a região Norte recua em média 25%.
MARCAS MAIS VENDIDAS POR ESTADOS – BASE ACUMULADA 31.10.2023
A Fiat fecha o acumulado de outubro liderando as vendas em 21 Estados mais o Distrito Federal, nos cinco Estados restantes a marca está na segunda posição, destacamos que no fechamento do ano de 2019 a marca italiana encerrou o ano liderando em apenas 4 Estados mais o Distrito Federal. O Estado onde a marca tem seu melhor desempenho é Minas Gerais, 36,68% de suas vendas estão concentradas nos Mineiros, seguido por São Paulo que concentra 16,33% das vendas da marca.
O trio vem ganhando novas marcas no acumulado, a Toyota está na segunda posição em 4 Estados e na terceira posição em 5, a Hyundai tem seu melhor desempenho em Minas Gerais onde está na terceira posição com 49.742 unidades vendidas, o que representa 34,35% de suas vendas.
A VW fecha o acumulado de outubro liderando as vendas em 3 Estados, destaque para São Paulo que concentra 43% de suas vendas (116.643), seguido por Minas Gerais com 32.633 unidades.
A GM fecha outubro liderando as vendas no Rio Grande do Sul e no Amazonas, para efeito de comparação em 2019 ela encerrou o ano liderando em 15 Estados, incluindo São Paulo. Seu melhor desempenho está no Estado de Minas Gerais com 80.010 emplacamentos o que representa 29,77% de suas vendas, seguido por São Paulo, onde emplacou 51.368.
VENDAS ESTADOS POR MODALIDADE VAREJO E ATACADO
Conforme já destacamos as vendas diretas dos fabricantes tem sido um grande aliado para o processo de recuperação do setor, no acumulado de outubro a modalidade fechou com uma participação de 48,87% o que equivale a 850.889 unidades, dessas 436.570 foram para as locadoras, o restante foi destinado a PJ, MEI, pequenos e grandes frotistas, produtores rurais, taxistas, governo e PCD.
No comparativo acima podemos observar que esse grande volume de vendas diretas está concentrado em poucos Estados e a modalidade tem ainda muito espaço para crescer.
Em Minas Gerais foram faturados direto pelas montadoras aproximadamente 331.000 veículos, o Estado que concentra o maior volume de vendas para as locadoras e tem a maior participação da modalidade de vendas diretas do Brasil, 82% dos veículos emplacados em Minas foram através da modalidade de faturamento direto fábrica.
O segundo Estado com maior concentração de vendas diretas é São Paulo, onde foram emplacados até outubro aproximadamente 217.000 veículos, a participação da modalidade no Estado é de 47%.
O Paraná é o terceiro Estado que mais registrou vendas diretas, foram emplacados até outubro aproximadamente 57.700 veículos, a participação da modalidade no Estado é de 50,60%.
No Distrito Federal apenas 20% dos emplacamentos foram destinados a modalidade de vendas diretas, 80% são varejo.
RANKING DE MODELOS POR ESTADOS
No mapa acima é possível analisar os modelos mais vendidos por Estados, base acumulada até o fechamento de outubro 2023.
No comparativo acima podemos analisar os três modelos mais vendidos por Estados, com seus respectivos volumes.
MODELOS DE NOVAS ENERGIAS – RANKING DE ELÉTRICOS
O segmento de elétricos fechou outubro com um novo recorde de vendas mensal, fora vendidos no mês 2.347 unidades, o que representa um crescimento de 28,25% em relação ao mês anterior.
No acumulado do ano já foram vendidos 10.068 veículos, anotando um crescimento de 47,19% em comparação com o ano anterior.
O modelo elétrico mais vendido no mês foi a BYD/Dolphin com 1.366 unidades, a marca líder no acumulado também é a BYD com 4.558 unidades emplacadas.
O segmento teve a recente notícia do retorno da cobrança do imposto de importação à partir de janeiro de 2024, a retorno será gradual iniciando com uma alíquota de 10% em janeiro, 18% em julho, 25% em julho de 2025 e 35% em julho de 2026.
MODELOS DE NOVAS ENERGIAS – RANKING DE HÍBRIDOS
Os modelos híbridos fecharam o mês de outubro com 7.165 emplacamentos , foi o segundo melhor mês do ano e representou um crescimento de 8% em relação ao mês anterior, no acumulado já foram vendidos 56.976 unidades, esse volume representa um crescimento de 78,75% ante o ano de 2022.
O modelo mais vendido no mês foi o GWM/Haval 6 com 1.450 unidades, a marca mais vendida no acumulado do ano é a Toyota com 17.000 registros.
Assim como os elétricos os híbridos também terão novas alíquotas à partir de janeiro de 2024.
PRÉVIA DE NOVEMBRO – BASE 17.11.2023
Desejo a todos uma ótima leitura.