Volda reforça a importância da manutenção preventiva do sistema de segurança

Um bom sistema de suspensão é vital para enfrentar as variações dos pisos das estradas e, com isso, proporcionar mais segurança aos passageiros

3 minutos de leitura

A suspensão automotiva é um componente fundamental para o desempenho de um veículo e também para a segurança e o conforto do passageiro. O conjunto desempenha diversas funções importantes que impactam diretamente na dirigibilidade, estabilidade e na capacidade do veículo de absorver impactos. E, como as férias de fim de ano estão chegando, a Volda, que oferece cobertura para 90% da frota circulante brasileira em componentes de suspensão e de transmissão, reforça a importância da manutenção preventiva desse item para garantir uma viagem segura.

O Diretor Comercial e de Marketing da Volda, Ivan Furuya, explica que os componentes da suspensão do automóvel devem estar sempre em perfeito estado de conservação para poder manter a estabilidade. “Um sistema de suspensão em perfeitas condições é vital para enfrentar as variações dos pisos das estradas e proporcionar segurança e conforto aos passageiros. O alerta aqui é para a interdependência das peças, pois não adianta, por exemplo, ter uma bieleta em boas condições se os terminais axiais ou as juntas homocinéticas não estiverem funcionando adequadamente. Por isso, a necessidade de uma manutenção preventiva”, afirma ele.

A manutenção adequada do sistema de suspensão inclui a verificação, por um profissional especializado, dos seguintes itens: Pivôs, Terminais de Direção, Junta Homocinética, Terminais Axiais, Bieletas, Semi-Eixos, Juntas Deslizantes, Trizetas, Tulipas, Bandejas, Buchas, Coxins, Amortecedores e Molas. No caso de danos, as peças precisam ser trocadas. Uma boa dica para os motoristas é que, muitas vezes, ruídos podem indicar algum problema na suspensão, e neste caso, um mecânico deve ser acionado para verificar a causa.  

De acordo com Furuya, a durabilidade das peças de suspensão e transmissão varia conforme a quilometragem do veículo e o tipo de terreno percorrido. Estradas de terra, esburacadas e o excesso de peso têm o potencial de diminuir a vida útil da suspensão. Vale lembrar que, caso uma suspensão danificada não seja trocada ou reparada, o veículo não poderá rodar.

O catálogo eletrônico da Volda é composto por mais de 1.500 produtos, incluindo itens como barra ou articulação axial, bieleta, pivô de suspensão, terminal de direção, juntas homocinéticas, juntas deslizantes, semieixo e trizeta.  Além disso, a nova família de bandejas de suspensão da Volda, está programada para ser lançada no mercado brasileiro em janeiro de 2024.

Esta linha de produtos vai complementar o atual portfólio da Volda na parte de componentes para suspensão, trazendo 94 novos itens que poderão ser aplicados em 85 modelos de automóveis.

Fonte: Balcão Automotivo

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

JAC Motors promove parceria com Uber para impulsionar carros elétricos

Próximo

WEGA lança mais de 150 novos produtos

Pular para o conteúdo