Responsável por desacelerar e parar o veículo ou manter o carro parado quando estacionado, o sistema de freios, composto por vários itens, entre eles, disco de freio, pastilha, pinça de freio, tambor, lona, sapata, servo freio e cilindro mestre, requer alguns cuidados na hora da manutenção. O cilindro mestre, que tem como função transmitir a pressão hidráulica para as rodas e, assim, fazer com que os freios funcionem, é uma das peças que merece atenção no momento da reparação. “O aperto incorreto nas tubulações do sistema de freios pode danificar a própria tubulação e também comprometer o cilindro mestre”, afirma revela Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil.
Isso acontece, segundo Marchiniak, porque, ao retirar e montar o cilindro mestre, é preciso usar a chave de tubulação apropriada, pois chaves comuns podem estragar as conexões. O reservatório de líquido de freio também não deve ser forçado lateralmente, sob risco de trincar.
Destacou ainda ser necessário cuidado na limpeza do reservatório e lubrificação. Os componentes devem ser lubrificados com o fluido de freio para facilitar a montagem.
Ao trocar o cilindro mestre, é necessário atenção à luz indicadora no painel. O sistema deve reconhecer o sensor de nível.
A recomendação é, sempre que substituir o líquido de freio, usar o indicado pelo fabricante do veículo, e a cada 10.000 km rodados ou seis meses ou quando observar alguma anormalidade no funcionamento fazer uma revisão no sistema de freio.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa