Haste de metal que possui dois fixadores nas extremidades, ligados por meio de buchas ou pinos à barra estabilizadora e à suspensão do veículo, a bieleta tem como função distribuir a força dinâmica nas curvas ou em terrenos com declive e ajudar a manter o contato dos pneus com o solo, contribuindo para a estabilidade do carro. Por isso, merece atenção na hora da manutenção. “Ruídos ao trafegar por vias irregulares podem ser provenientes da bieleta. Quando folgada ou até mesmo rompida, surge um barulho semelhante ao de metais batendo”, explica Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata, relatando um dos indicativos que a bieleta pode estar comprometida. Outro indício de que pode haver problema é quando a carroceria do carro inclina muito ao fazer curvas.
Como qualquer componente, há sempre o desgaste natural com o uso, mas acúmulo de lama, areia e outros resíduos, e até mesmo lavagem com produtos químicos agressivos, podem fazer com que a peça se deteriore mais rapidamente. Outras recomendações são não exceder a carga máxima do veículo, evitar solavancos e reduzir a velocidade em estradas esburacadas.
Sempre que for avaliar o sistema de suspensão ou quando houver ruídos, é ideal avaliar as bieletas e buchas da barra estabilizadora, bem como necessário consultar o manual do fabricante e verificar as recomendações com relação à troca da peça.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa