Fuchs celebra 50 anos de história no Brasil com foco em expansão

Portfólio com mais de 700 produtos atende todo território nacional com soluções de lubrificação de alta qualidade. Comemoração envolveu a visita do CEO global do Grupo, Stefan Fuchs

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FUCHS, maior fabricante independente de lubrificantes e produtos relacionados no mundo, acaba de celebrar 50 anos desde sua chegada ao mercado brasileiro. A história da companhia em território nacional é marcada, sobretudo, pelo investimento em inovação, excelência na qualidade e parcerias estratégicas.

A FUCHS chegou ao Brasil em 1973 como Renolub Lubri­ficantes, uma sociedade entre Fuchs Petrolub e HOESCHST. Inicialmente, a empresa era responsável pela fabricação de quatro tipos de lubrificantes para a linha industrial. Atualmente, a companhia conta com um portfólio completo para o mercado brasileiro, com mais de 700 produtos atendendo todo território nacional.

Stefan Fuchs, CEO global do Grupo FUCHS

Para a celebração da data, a FUCHS do Brasil recebeu a visita do CEO global do Grupo, Stefan Fuchs, que comentou a evolução da companhia no país no decorrer destas cinco décadas. “Demos início às atividades no Brasil atendendo somente o setor industrial. Com o potencial do país e a gestão de excelência exercida neste período, expandimos nossa atuação para outras cinco divisões, que inclui o próprio segmento de indústria, além do automotivo, OEM, especialidades e aftermarket, o que demonstra a relevância do Brasil para a empresa”, explica.

Segundo o executivo, o país tem papel de destaque para os negócios do Grupo. “Nossos três maiores mercados em todo o mundo são Alemanha, pois trata-se de nossa origem, China e Estados Unidos. Entretanto, as próximas regiões são Austrália, Brasil, Índia, México e Polônia. O que coloca o Brasil como um dos dez maiores mercados da FUCHS no mundo”, ressalta.

Com uma fábrica própria na cidade de Barueri (SP), que conta com 10.050m² de área total e 3.860m² de área construída, a companhia registrou mais de R$ 330 milhões em vendas líquidas no Brasil, em 2022.

Consolidação e expansão no mercado brasileiro

No decorrer de meio século de história, a empresa consolidou-se como uma das principais fabricantes de lubrificantes no Brasil, com uma linha de produtos que atende a uma ampla variedade de aplicações, desde máquinas industriais até motores automotivos e a indústria alimentícia.

Para atingir este patamar, a companhia colecionou momentos marcantes em sua jornada em território brasileiro. Como parte da estratégia para alcançar o nível de qualidade de excelência, a década de 1990 foi marcada pela conquista das normas ISO 9001 e ISO 14001, que garantem segurança em todos os processos da companhia.

A expansão dos negócios aconteceu, sobretudo, a partir das aquisições realizadas nos anos 2000, como as marcas Tributec, Igucima e Gleitmo, além da criação da divisão Lubritech, que foram fundamentais para a consolidação no país.

Já na última década, as conquistas têm se multiplicado. Desde a chegada da linha CASSIDA, em 2014, a FUCHS anunciou ainda a aquisição da Pentosin e a criação da Célula H1 para produtos alimentícios. Com relação à qualidade das soluções, as certificações IQA – Fluido de Freios, IATF 16949 – Qualidade Automotiva, Kosher e Halal evidenciam o compromisso da empresa com a excelência.

Entretanto, o sucesso da FUCHS é, mais do que tudo, resultado do trabalho árduo e da dedicação de todos os colaboradores, parceiros e clientes da empresa, explica o executivo. “A espinha dorsal da FUCHS está diretamente ligada às pessoas. A paixão, dedicação e expertise de cada colaborador foram, e continuam sendo, essenciais para as conquistas que conduziram a empresa a este notável marco de 50 anos”, comenta o CEO global.

Olhos para o futuro

Além do investimento em inovação e excelência na qualidade, a FUCHS vislumbra um futuro de expansão, com um planejamento estratégico alinhado aos objetivos da empresa e às oportunidades de negócios.

Como parte deste plano de expansão está a construção de uma nova planta em Sorocaba (SP), cujo terreno de 84.235m2 comporta atualmente o Centro de Distribuição da empresa. O projeto da nova planta conta com uma área construída de 10.158m2, quase três vezes superior ao da atual fábrica em Barueri. De acordo com o cronograma, o objetivo é a que a operação da companhia aconteça totalmente na nova fábrica até 2028.

Segundo o CEO da empresa, o potencial demonstrado pelo mercado brasileiro justifica este tipo de investimento. “Queremos crescer lucrativamente e ainda temos muito potencial. Hoje, o aftermarket tem potencializado nosso desenvolvimento no Brasil e na América Latina. Mas além dele, a mineração e a agricultura, por exemplo, são negócios enormes no Brasil, nos quais ainda não participamos plenamente. Por isso, precisamos de uma planta de maior escala, onde tenhamos potencial para fabricar esses produtos, aumentar o pipeline de projetos, desenvolver novos negócios e, consequentemente, aumentar ainda mais nossas vendas”, finaliza Fuchs.

Fonte: Portal da Autopeça

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