Líder no mercado de reposição de autopeças no Brasil, a Marelli Cofap Aftermarket oferece o maior e mais completo catálogo para atender consumidores de todos os nichos do segmento. No caso de amortecedores para automóveis, o catálogo da Cofap contempla modelos de todas as categorias (pequeno, médio, SUV e premium) inclusive aqueles que já estão fora de linha.
A marca – sinônimo de amortecedores no Brasil – acaba de lançar dois códigos com a tecnologia mono tubular, destinados aos automóveis Mercedes-Benz Classe C (plataforma W205, a quarta geração do sedan, produzidas entre 2014 e 2021). Os códigos são MGL13826 para os amortecedores dianteiros e MGB48463, para os traseiros.
A tecnologia mono tubular é mais utilizada em veículos de alto desempenho e de alta gama, ou veículos premium, ao contrário dos bi tubulares, mais utilizados nos veículos de produção em massa. E quais são as diferenças entre as tecnologias mono tubular e bi tubular? Em um amortecedor mono tubular, o próprio corpo, formado por um único tubo de aço, funciona como um cilindro, contendo óleo, gás e uma válvula tipo pistão “flutuante”, que separa a câmara de óleo da câmara de gás, que impede a formação de bolhas no óleo. Eles são usados na maioria dos carros de corrida porque proporcionam uma condução mais firme e suas forças de amortecimento são mais precisas, dando ao piloto mais controle sobre o veículo. Já os amortecedores bi tubulares são compostos por dois tubos, o tubo de pressão e o tubo reservatório, um dentro do outro, sendo que o tubo interno, de pressão, fica sempre preenchido com óleo e é por onde se movimenta a válvula tipo pistão, enquanto o tubo reservatório também contém o gás que evita a formação de bolhas no óleo.
As principais vantagens dos amortecedores mono tubulares na comparação com os amortecedores bi tubulares são o menor índice de desgaste, melhor força de amortecimento, melhor dissipação de calor e melhor adaptação às condições da via, o que resulta, tudo somado, em melhor desempenho.
O portfólio de amortecedores mono tubulares da Cofap já conta com outros seis códigos, que atendem uma frota circulante superior a 115 mil veículos, composta por modelos das marcas Audi, Jeep e Mercedes-Benz.
Outros códigos de amortecedores mono tubulares para aplicações em carros das marcas Mercedes-Benz e Toyota estão na fase de desenvolvimento e devem ser lançados em breve.
Além dos amortecedores de suspensão para os Mercedes-Benz Classe C (W205), a Cofap também lançou a mola a gás para a tampa traseira do Mercedes-Benz GLA 200/250, com o código MGC16805. A mola a gás é um componente instalado entre a tampa do porta malas e a carroceria do veículo e tem a função de facilitar a abertura e o fechamento dessa porta, tornando-a mais leve no momento da abertura e sustentando o seu peso no momento do fechamento.
Referência e tradição no mercado
A Cofap oferece a maior gama de amortecedores do mercado de reposição brasileiro, com mais de 2 mil códigos que atendem 98,6% da frota circulante. Os amortecedores comercializados com a marca são destinados a veículos leves, comerciais leves e pesados, coletivos de passageiros, agrícolas e motocicletas.
Vale ressaltar o investimento da Cofap no lançamento de amortecedores para veículos híbridos e elétricos, como aqueles lançados recentemente para modelos Caoa Chery, Nissan e Toyota.
Fonte: COFAP / Portal da Autopeça