Parcial de autos e leves, base 14.02.2024

5 minutos de leitura

Autor Marcelo Cavalcante de Lima

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Na primeira metade de fevereiro o setor de autos e leves vendeu 55.240 veículos, esse volume representa um crescimento de 8,52% em relação ao mesmo período do ano anterior e cresce 0,86% na comparação com janeiro.

As vendas no varejo estão participando com 57,83% e registram uma queda de 3,20% e o atacado tem uma participação de 42.17% e cresce 7% em relação ao mês de janeiro.

No acumulado do ano o setor já vendeu 207.302 unidades e registra um crescimento de 14,30% quando comparado com o ano de 2023.

COMPARATIVO DE MARCAS

A Fiat mesmo registrando queda de 4,55% em relação ao mês de janeiro segue com folga na liderança, a marca vendeu até o dia catorze 10.827 veículos, fechando a parcial com uma participação de 19,60%, no acumulado a marca já abre uma vantagem de mais de 11 mil veículos para o segundo colocado.

Na segunda posição temos a VW, a marca está registrando um crescimento de 22,95% em relação ao mês de janeiro, no acumulado ela avança 12,82% ante o ano anterior.

A GM está registrando uma queda de 31.46% em relação ao ano anterior e recua quase 9% na comparação com janeiro, a marca anunciou seis novos lançamentos em 2024, a demora em atualizar sua linha segue impactando negativamente em seu resultado, sua unidade de Gravataí segue em férias coletivas.

Destaque positivo para o bom volume de vendas da Renault, a marca está registrando um crescimento de 93,25% em relação ao mês de janeiro, fechando a parcial com 3.293 unidades.

A linha Premium está registrando uma queda no mês de 18% em relação ao mês de janeiro, muitas marcas reajustaram preços, principalmente da linha eletrificada, impactando negativamente na decisão do consumidor.

O otimismo das entidades é positivo, mas temos que ter cautela pois o setor fechou janeiro com resultado 20% abaixo do realizado no período pré-pandemia e o crescimento das importações segue sendo mais um agravante.

VENDAS NOVAS ENERGIAS.

O setor de novas energias vendeu na parcial 3.826 unidades, esse volume representa uma queda de 22% em relação ao mesmo número de dias úteis de janeiro, os modelos elétricos venderam 1.378 unidades, queda de 16% e os híbridos venderam 2.448 e estão anotando queda de 26% ante o mês anterior.

RANKING DE MODELOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS

Nos modelos elétricos a liderança da parcial é do BYD/Dolphin com 669 unidades, suas vendas estão crescem 10,76% em relação ao mês de janeiro, no acumulado o modelo já vendeu 2.488 unidades.

Na segunda posição temos o GWM/Ora com 212 unidades e fecha o trio o BYD/Seal com 194 veículos, ambos os modelos ocupam a mesma posição no acumulado.

Chama a atenção a queda nas vendas de muitos modelos elétricos, as montadoras que optaram em aumentar seus preços registram quedas consideráveis em seus volumes.

Nos modelos híbridos temos um novo líder, o BYD/Song Plus assume a liderança da parcial e do acumulado, no mês o SUV já vendeu 615 unidades e no acumulado 2.135.

Na segunda posição da parcial temos o Toyota/Corolla Cross com 383 unidades, no acumulado ele segue em terceiro com 1.379 emplacamentos.

Fecha o trio dos híbridos o GWM/Haval H6 com¨278 unidades, no acumulado ele está na segunda posição com 1.897.

RANKING MARCAS ELÉTRICAS E HÍBRIDAS.

RANKING GERAL DE MODELOS MAIS VENDIDOS

No ranking de modelos mais vendidos a liderança é da Fiat/Strada com 2.627 unidades vendidas no mês e 10.649 no acumulado.

Outras análises serão feitas durante a próxima semana, desejo sucesso e boas vendas.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

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