Projeto da Linha 6 do metrô de SP terá participação do fundo de investimento Stoa

2 minutos de leitura

A Acciona participará de 12,3% da Concessionária Linha Universidade (CLU) com um fundo de investimento especializado em projetos de infraestrutura em economias emergentes e em desenvolvimento, o Stoa. A Concessionária do Projeto da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo é a CLU.

Stoa é o primeiro investidor financeiro da Acciona que se incorpora ao maior projeto de infraestrutura no modelo Parceria Público Privada em construção na América Latina. A Linha 6 tem um investimento comprometido de R$ 15 bilhões, e com a entrada no capital da CLU, a Stoa compromete um investimento de R$ 317 milhões durante todo o período de construção.

A Acciona tem origem espanhola, e é a responsável por executar e implantar o projeto, que foi paralisado em sua fase inicial desde 2016 – por um período de cinco anos. Depois que for finalizado o empreendimento vai ser mantido e operado pela CLU por mais 19 anos.

Depois de pronta a Linha 6-Laranja poderá atender diariamente mais de 600.000 passageiros. Serão 15 estações ao longo de mais de 15 quilômetros de extensão, conectando o centro da cidade com o extremo noroeste, atravessando bairros onde estão localizadas algumas universidades de São Paulo.

A Stoa é um grupo de investimento francês do setor de infraestrutura com experiência prévia no Brasil – CLU é o segundo investimento no país – e está presente no sul da África, Camarões, Gabão, Malawi, Paquistão e Índia, com 300 milhões de euros investidos em menos de três anos. Segundo o comunicado, a Acciona e Stoa trabalham na estruturação de um financiamento de longo prazo sob padrões internacionais, capaz de atrair investidores e financiadores globais ao projeto.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Ministério Público quer barrar proposta para Ferrogrão, no TCU

Próximo

CPTM deverá ter leilão disputado, apesar da crise

Pular para o conteúdo