Representantes do Grupo Cromosol anunciaram que, como parte de sua estratégia de crescimento e desenvolvimento, além da construção de uma nova planta, incorporaram tecnologia para a fabricação de radiadores de última geração.
O anúncio foi feito no contexto do lançamento da Automechanika Buenos Aires 2024, que começa na próxima semana: de 10 a 13 de abril, no La Rural em Buenos Aires, apresentando toda a cadeia de valor da indústria automotiva, que contará com a participação de mais de 600 marcas de 18 países.
O Grupo Cromosol anunciou um investimento de USD 15 milhões, com isso conseguirão aumentar sua capacidade de produção para 30.000 radiadores por mês. O investimento inclui a aquisição de um novo terreno de 25.000 m² no polo industrial Spegazzini; a construção de dois galpões industriais com um total de 14.500 m², e investimentos em equipamentos para a produção. Como resultado, espera-se a geração de mais de 45 empregos diretos e uma quantidade semelhante de empregos indiretos.
Seu Gerente Geral, Martín Ramírez, destacou: “A ideia é poder consolidar novas linhas de produtos que serão realizadas nessa planta. Estará operacional em agosto e estaremos apresentando a nova linha na Automechanika Buenos Aires 2024. Temos grandes expectativas para o futuro”.
Em um dia em que foram discutidas as perspectivas futuras da indústria, estiveram presentes no lançamento da exposição os diretores da AFAC, FAATRA e Messe Frankfurt Argentina. A Automechanika Buenos Aires 2024 terá 26% mais expositores do que na edição de 2022. Isso se deve ao aumento dos expositores estrangeiros após a pandemia. Há também um aumento de 21% na área ocupada.
Nesse sentido, o Presidente e CEO da Messe Frankfurt Argentina, Fernando Gorbarán, indicou: “Os números desta edição da Automechanika Buenos Aires mostram mais uma vez que o setor soube competir com outros mercados e foi um dos primeiros a entender que plataformas como esta posicionam a indústria a nível internacional. Sabemos que é um ambiente desafiador, mas estamos acompanhados por uma indústria e empresários que sempre estão olhando e apostando no futuro, os principais players da indústria automotiva estarão presentes na exposição. Fazemos parte de um grupo privilegiado de países que apostam em sua indústria”.
Por sua vez, o Presidente da Associação de Fábricas Argentinas de Componentes (AFAC), Norberto Taranto, destacou: “Temos grandes expectativas para 2025, nossa indústria é resiliente, possui a capacidade necessária para se adaptar a todas as circunstâncias e momentos. Devemos trabalhar muito para o posicionamento da produção de componentes nacionais e regionais. Acredito que estamos no caminho certo, há desejo de investir tanto por parte das empresas locais quanto do exterior. Isso mostra a força da nossa indústria”.
Para atualizar e potencializar o setor, serão realizadas atividades pensadas para cada necessidade da indústria. Entre elas, destacam-se as Rodadas de negócios, coordenadas pela AFAC e ADEFA, as Conferências dos Expositores, palestras abertas da FAATRA, o espaço para Futuros Profissionais, e o reality Projeto EQ, onde 25 mecânicos trabalharão ao vivo para apresentar o resultado final.