O Brasil registrou crescimento de 13,5% no número absoluto de mortes por acidentes de trânsito, entre 2010 e 2019, de acordo com o último levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgado em agosto de 2023. A taxa de mortalidade no trânsito brasileiro por 100 mil habitantes aumentou 2,3%, com mais de 390 mil óbitos em acidentes com meios de transporte terrestres. O estudo aponta imprudência, excesso de velocidade e uso de álcool como os principais fatores que contribuíram para esses acidentes. Alinhado ao estudo, o Movimento Maio Amarelo 2024 traz o tema “Paz no trânsito começa por você”, fazendo uma reflexão sobre o comportamento, seja de quem dirige, pedala, anda a pé ou utiliza transporte público. No entanto, a segurança no trânsito vai além do comportamento humano. É necessário que os veículos trafeguem pelas estradas brasileiras regulamentados e em perfeitas condições de uso. Desta forma, a Continental, companhia que desenvolve tecnologias e serviços pioneiros em mobilidade, não só adere ao movimento, como contribui com o desenvolvimento de produtos indispensáveis para a segurança no trânsito.
Em sua unidade de Várzea Paulista (SP), a Continental fabrica servo-freios, freios dianteiros e traseiros hidráulicos, central de controle de estabilidade, sensores de velocidade de roda e sensores de motor. A companhia é a primeira empresa a fabricar no Brasil o EPB, sigla em inglês para freio de estacionamento elétrico. O equipamento EPB Si começou a ser produzido na unidade em setembro de 2022. Acionado por meio de um botão, o EPB substitui a tradicional alavanca do freio de mão, proporcionando conforto e segurança ao motorista.
O EPB Si é um freio de estacionamento a tambor, desenvolvido para o eixo traseiro utilizando como base a mesma tecnologia que vem sendo amplamente empregada nos carros elétricos, em mercados desenvolvidos, como o europeu. Além da função principal de estacionamento, o EPB Si agrega uma série de funcionalidades e maior nível de segurança.
Em caso de falha do sistema principal, por exemplo, mesmo com o veículo em andamento, no acionamento do interruptor, que está integrado a um atuador eletromecânico, é possível reduzir a velocidade, mantendo a estabilidade do veículo. O sistema garante uma frenagem dinâmica controlada e funções automáticas, que também refletem em mais segurança.
Para 2025, a Continental traz mais novidades. Também na fábrica de Várzea Paulista, fabricará o EPB-Ci, freio de estacionamento elétrico a disco, que oferecerá mais segurança com funções de frenagem dinâmica EPB “controladas”; além de mais força de fixação em vários níveis, dependendo da inclinação; e menor tempo de aplicação e liberação do freio de estacionamento.
Automático e com funções estáticas, o EPB-Ci proporcionará ao motorista a possibilidade de acionar o freio e soltar, sem a necessidade de apertar qualquer botão. O novo freio ainda eliminará na cabine a alavanca de freio de estacionamento, possibilitando um design interior mais refinado.
Ainda em se tratando de segurança nas frenagens, outro lançamento é a produção brasileira da última geração do Sistema de Controle de Estabilidade MK120. Com ele, a Continental unificou o layout de fixação do módulo e garantiu a escalabilidade para todos os tipos de plataforma veicular, otimizando a redução de peso e tamanho.
O novo sistema traz também a possibilidade de atualização de software por meio “da nuvem”, além da compatibilidade com segurança cibernética de acesso aos dados e de outras funções já conhecidas no Sistema de Controle de estabilidade.
O MK 120 está previsto para estar no mercado em 2026. Vale ressaltar que a preparação e investimentos da linha de produção já se iniciaram.
Estradas mais seguras
O tacógrafo é um aparelho de uso obrigatório que funciona como a caixa preta de um avião, para veículos de grande porte como ônibus, caminhões e vans. Desempenha um papel fundamental no controle da jornada de trabalho dos motoristas e na garantia da segurança no trânsito. O dispositivo é certificado pelo Inmetro e em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo, ele revela o que se passou no momento e causou o acidente.
Fabricados pela Continental, os tacógrafos digitais BVDR 1.0 e 2.0 são projetados para proporcionar um controle ainda mais efetivo da operação de transporte de cargas e de passageiros. Registram os dados de performance e de comportamento do veículo e do motorista, incluindo velocidade, distância percorrida e período de condução. Essas informações podem ser utilizadas para treinamentos de condutores, determinar as causas e responsabilidades em casos de irregularidades ou acidentes.
“Infelizmente, muitos acidentes, que acontecem com caminhões e ônibus nas estradas brasileiras, poderiam ser evitados. Frequentemente, verifica-se por meio do tacógrafo que houve uma não conformidade com os tempos de condução regulamentados e com os limites de velocidade estabelecidos. Quando um acidente é noticiado, com certa frequência, o instrumento está irregular no momento da averiguação”, alerta Thiago Carvalho, Head de Serviços Conectados & Tacógrafos na Continental.
Os equipamentos são certificados por órgãos reguladores, como o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), além de atender às especificações técnicas das montadoras estabelecidas na região. A cada dois anos, os tacógrafos precisam ser vistoriados, para garantir o seu correto funcionamento.
Fonte: Grupo Printer