Transações de usados têm o melhor resultado do ano em abril

Total de veículos transacionados foi de 1.313.895 unidades. Automóveis e comerciais leves somaram 968.593 veículos.

2 minutos de leitura

Segundo levantamento da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, em abril, as transações de usados tiveram o melhor resultado do ano até o momento, com um total de 1.313.895 unidades, alta de 11,3% sobre março e de 26,6% sobre o mesmo mês do ano passado. No quadrimestre, a evolução acumulada é de 10%.

“O cenário, em geral, é positivo para o setor, que tem sido impulsionado pela maior disponibilidade de crédito para a compra de veículos. Vale ressaltar que a alta na comercialização de modelos novos acaba impactando, positivamente, em toda a cadeia, já que muitos seminovos e usados são dados como parte de pagamento na aquisição de um 0km”, analisa o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr.

Desempenho por segmento

• As transações de automóveis e comerciais leves cresceram 12,2% sobre o mês anterior e 27,9% na comparação com abril de 2023. No ano, a alta é de 10,5%. Os modelos usados com até 3 anos de fabricação representaram 11,2% do total transacionado no mês. No acumulado de 2024, estes veículos acumulam participação de 10,3%.

• O mercado de caminhões evoluiu 9,5% sobre o mês anterior e 18,2% ante o mesmo mês do ano passado. A melhora foi suficiente para que o segmento ficasse positivo no ano (+0,7%).

• Os implementos rodoviários cresceram no mês (+6,5%) e na comparação com abril do ano passado (+16,8%). No quadrimestre, a alta é de 6,7%

• Os ônibus tiveram pequena reação, com alta de 1,6% no mês e de 9,1% sobre abril de 2023. No ano, no entanto, segue em queda de 3,3%.

• As motocicletas cresceram 9% na comparação com março e 24,4% sobre abril de 2023. A alta nos quatro primeiros meses do ano é de 9,8%.

Acompanhe, na tabela, o desempenho de cada segmento, em volumes e percentuais.

Fonte: Fenabrave

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Confira o que muda na troca do catalisador com a motorização da legislação Euro VI

Próximo

Vídeo da Corteco mostra a composição de um retentor