Principais causas dos ruídos no sistema de direção

Terminais de direção e axiais, cruzeta e coluna de direção podem estar entre os geradores de ruídos

2 minutos de leitura

O sistema de direção é responsável por levar o movimento do volante até a manga de eixo, fazendo com que as rodas girem, ou seja, possibilita que os movimentos no volante se transformem em manobras. Fazem parte desse sistema, diversos componentes, entre eles, volante, coluna, cruzeta, caixa, barra e terminais de direção e axiais. “Na hora da manutenção, para identificar de onde vêm os ruídos, todos os itens do sistema de direção devem ser checados, bem como o conjunto de peças da suspensão já que os barulhos podem vir tanto de um sistema como de outro”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.

Segundo o coordenador, a recomendação é verificar sempre se a suspensão está em boas condições, avaliando buchas de bandeja, pivô, bieleta, barra estabilizadora, amortecedor e coxim, ou seja, todo o conjunto de peças do sistema. No caso do sistema de direção, devem ser verificados terminais de direção e axiais, que estão ligados à caixa, bem como a coluna, a caixa e a cruzeta.

“Em alguns casos da direção hidráulica, os ruídos podem vir até mesmo de uma correia patinando ou de uma bomba hidráulica defeituosa. Por isso, para fazer um diagnóstico com precisão é muito importante fazer uma avaliação de todo o sistema”, conclui.

Além dos ruídos, Leite ressalta que outros fatores podem apontar problemas no sistema de direção, como comportamento instável do veículo, folga na direção, direção pesada, vibração no volante, entre outros.

Para conferir esta e outras dicas de manutenção, a Nakata conta com diversos canais: https://www.youtube.com/@ComponentesNakata; https://blog.nakata.com.br/

Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Senado aprova incentivos bilionários para produção de Hidrogênio Verde

Próximo

TAKAO explica a importância do funcionamento e da manutenção da bomba de óleo