Motorservice destaca falhas prematuras que podem ocorrer em peças no motor e como funciona o fenômeno cavitação

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A Motorservice, empresa que fornece componentes das marcas Kolbenschmidt (KS), Pierburg e BF no mercado de reposição, destaca algumas situações que podem ocorrer com as diferentes peças do motor.

Um dos episódios da série PapoTech, disponível no canal do Youtube da empresa (@motorservice_group), explica por exemplo, sobre um fenômeno que pode ocorrer com as camisas de cilindro úmidas, produzidas em ferro fundido, que é a cavitação, que consiste na formação e eclosão de bolhas dentro do fluido em movimento. Esse fenômeno pode ocorrer devido a folga excessiva do pistão e a camisa; bolhas, geradas pelo próprio movimento vibratório do motor e outro fator pode ser a tampa do reservatório, que atua como uma válvula; líquido de arrefecimento com especificação inadequada; e proporção incorreta de água desmineralizada e líquido de arrefecimento.

Já a cavitação eletrolítica, é gerada pelo processo de eletrocorrosão e pode ser gerada pela energia estática do motor, gerando corrosão. Por isso, é muito importante o descarregamento, ou seja, o aterramento do motor para que se faça a dissipação de energia estática.

Além da cavitação, a empresa recomenda cuidado com a vaporização do líquido ou formação de bolhas de vapor devido à redução da pressão durante seu movimento.

As camisas de cilindro úmidas usadas, principalmente, nos veículos utilitários, comerciais pesados e grandes motores industriais são responsáveis por manter a câmara de combustão vedada e efetuar troca térmica do calor por meio do líquido de arrefecimento.

Para acessar o vídeo completo clique no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=S_gCFJlPQhc&list=PLdvGDhGU-J49yWuFPPn3_ulSzymjDUwle&index=1 e para acessar todos os episódios do PapoTech, basta entrar no canal da empresa no YouTube 

(@motorservice_group) e no Instagram (@motorservice_brasil).

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