Vendas acumuladas de pick-ups crescem 26,59% em relação ao período pré pandemia

4 minutos de leitura

Autor Marcelo Cavalcante de Lima

Email consultores.cavalcante@gmail.com

As vendas acumuladas do segmento de automóveis e comerciais leves totalizaram no dia 24 de junho 1.022.372 unidades, na comparação com o período pré pandemia (ano de 2019) o setor recua 14%. Se analisarmos apenas o sub segmento de pick-ups pequenas, médias e grandes as vendas acumuladas são de 194.637 unidades, esse volume representa um crescimento de 26,59% em relação ao período pré pandemia e avança 17,58% quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

O aumento nas vendas do sub segmento de pick-ups tem vários fatores a pontuar:

1.) Crescimento da logística urbana de mercadorias, turbinada durante o ciclo pós pandemia, com aumento das vendas web.

2,) Possibilidade de uso misto, trabalho e lazer.

3.) Ampliação da oferta de modelos na linha monobloco média e pequena.

4.) Foco das montadoras em produtos com maior valor agregado, estratégia usada por todas no período pós pandemia.

5.) Aumento das importações dos modelos com maior capacidade de carga e potência.

6,) Aumento nas vendas para produtores rurais.

7.) Público alvo com maior poder aquisitivo.

Com certeza você já encontrou outras justificativas para o crescimento nas vendas do sub segmento de pick-ups, as montadoras também, afinal além das mudanças nos modelos atuais, temos muitas novidades no forno, inclusive das montadoras entrantes.

As pick-ups monobloco médias e pequenas venderam no período analisado 131.022 unidades, anotando um crescimento de 41,55% em relação ao período pré pandemia e os modelos de construção sob chassi venderam 63.615 veículos, o que representa um crescimento de 4%.

Novidades

A Volkswagen acabou de direcionar R$3 bilhões de investimentos para sua unidade de São José dos Pinhais, onde será produzido VW Virtus e uma picape média inspirada no conceito do Tarok, apresentado no Salão de São Paulo de 2018. O novo modelo de pick-up vai atender o mercado interno e exportação.

A Fiat lançou recente no mercado nacional a pick-up Titano, o modelo é importado do Uruguai, sua construção é sob chassi, sendo vendida em três versões, Endurance, Volcano e Ranch, todas são cabine dupla, sua motorização é turbodiesel com 2.2 l com 180 CV, tem tração 4×4 e vai concorrer na faixa entre outras da Hilux, Ranger, S10.

A GWM já anunciou que um dos modelos que será produzido no Brasil é a pick-up Poer, sua motorização será híbrida, detalhes ainda não foram oficialmente divulgados.

A BYD anunciou que vai importar a pick-up Shark, o lançamento também deve vir em versão híbrida plug-in e promete concorrer com as médias Hilux, Ranger entre outras.

A Toyota vem com uma nova pick-up que terá como base a plataforma do Corolla Cross e promete agitar o mercado confortável da Fiat/Toro.

A Hyundai parece ter retornado seus planos de produção de uma pick-up para concorrer na faixa da Toro, vamos aguardar.

Em resumo temos muitas novidades chegando em um sub segmento muito disputado, com certeza até o final do ano teremos mais lançamentos e atualizações.

Destacamos que as imagens dos futuros lançamentos são ilustrativas.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Thyssenkrupp destaca a importância da revisão do automóvel nas viagens de férias

Próximo

Corteco apresenta Retentores PRO para linha pesada