Saiba como prevenir o desgaste prematuro da junta homocinética

4 minutos de leitura

Ficar atento às condições da coifa protetora e usar somente graxa especificada estão entre os fatores que podem impedir desgaste prematuro na junta.

Parte do sistema de transmissão, as juntas homocinéticas são peças que servem para transmitir torque, ou seja, força do motor às rodas de forma constante. “As juntas homocinéticas podem suportar condições severas de funcionamento. No entanto, é necessário ter alguns cuidados para evitar desgastes prematuros”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Para terem vida longa, em primeiro lugar, é preciso ler atentamente as instruções de manutenção, usar somente graxa especificada e não tentar desmontar e montar de novo uma junta contaminada por sujeira ou umidade. “Os componentes internos devem estar completamente protegidos da sujeira e umidade por meio da coifa protetora de borracha”, afirma.

Na hora da manutenção preventiva, Silva recomenda, sempre que for executar algum serviço, examinar se há rasgos ou rachaduras nas coifas e observar as condições de fixação e selagem de suas braçadeiras metálicas. “Caso seja identificada qualquer anormalidade nas coifas será preciso verificar imediatamente a condição da graxa. Se ela estiver com  indícios de contaminação por agua ou material abrasivo, fazer o teste do tato esfregando a graxa entre os dedos poderá apontar se há aspereza, indicando que o lubrificante está contaminado, neste caso deve-se então substituir a junta.

Silva ressalta ainda que a má utilização da graxa ou de coifa e braçadeiras podem comprometer as juntas homocinéticas. Em casos que os danos na coifa não chegam a danificar a junta, é possível trocar somente a coifa, desde que sejam seguidas algumas recomendações, entre elas, usar somente a graxa especial, ferramentas apropriadas, limpar muito bem as juntas antes de colocar nova graxa. “Toda graxa antiga deve ser removida, enfatiza.

O ideal  seria substituir o kit de reparo das juntas antes que o mesmo  apresente sinais de comprometimento evitando assim danos prematuros às juntas.

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissã ;o, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços. Com fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco, e centro de distribuição em Extrema-MG, atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

As mudanças a curto (e a longo) prazo no mercado automotivo

Próximo

Demanda por frete rodoviário cresceu 7,8% em 2020, revela Repom

Pular para o conteúdo