Bridgestone orienta motoristas sobre os melhores pneus para SUVs

Utilização no asfalto ou terra está associada a um tipo de aplicação dos pneus

4 minutos de leitura

Responsáveis por quase metade dos carros emplacados no Brasil nos últimos anos – chegaram a 49,65% em maio, de acordo com a Fenabrave – as SUVs estão entre as primeiras opções na decisão de compras dos brasileiros. Pensando nisso, a Bridgestone, líder global em pneus premium, destaca os principais pontos que devem ser observados na hora da escolha do pneu mais adequado para esse tipo de veículo.

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração é o tipo de piso no qual o veículo irá rodar. A utilização no asfalto ou terra está associada a um tipo de aplicação dos pneus. No caso de pneus para SUVs, é importante que o usuário se atente a esse detalhe para obter máximo desempenho e durabilidade esperados.

Pneus de aplicação de uso a pisos asfaltados e urbanos do tipo H/T (Highway Terrain), conferem ao desenho da banda de rodagem, blocos longitudinais contínuos sem características de alta tração e autolimpeza para condições de lama/terra. Em contrapartida, os voltados a aplicação A/T (All Terrain) são projetados com bandas com blocos espaçados otimizados longitudinal e lateralmente a fim de conferir tração adequada em situações de pisos mistos e de lama moderada, bem como desempenho em condições urbanas.

“O usuário precisa estar atento a medida do pneu, seu índice de carga e símbolo de velocidade, seguindo as especificações da montadora, pois isso garante que o desempenho do veículo não será afetado. Outro ponto a se atentar é conhecer a aplicação e levar em consideração o seu estilo de uso.”, acrescenta Francisco Yuzo Wada, Gerente de Engenharia de Projetos.

Outros pontos que devem ser analisados são o tamanho do veículo e suas diferentes dimensões de carrocerias, bem como se o automóvel é híbrido ou elétrico. “Cada um desses perfis de veículo requer uma performance e um grupo de características distintas, mas de uma forma mais abrangente, um pneu para SUV precisa proporcionar além da segurança, o conforto para o usuário (que são os principais atributos buscados por esse tipo de consumidor ao adquirir veículos deste porte), atrelado a características específicas que dependerão do tipo de utilização e que maximizarão o desempenho do veículo, como por exemplo: capacidade de carga, design, performance off-road e eficiência energética, entre outros aspectos.”, complementa Francisco Yuzo Wada.

Os pneus das marcas Bridgestone e Firestone são projetados com a última geração de tecnologias voltadas a durabilidade, dirigibilidade, conforto e segurança. A utilização da tecnologia “NanoPro-Tech” (Controle em nível molecular) colabora para a manutenção do nível de desgaste e vida útil satisfatórios, baixa resistência ao rolamento, e especificação dos materiais e desenho de banda e construção da carcaça harmonizados para manter o nível de dirigibilidade com alta segurança e conforto.

Atualmente, Bridgestone e Firestone oferecem os modelos que abrangem as mais diversas aplicações, das ruas e rodovias até terrenos fora de estrada. Entre os produtos estão o Alenza 001, Dueler H/P Sport, Dueler H/T 684, Dueler A/T Revo2, Turanza T005, Ecopia EP150, Destination LE3, Destination ATX, Destination H/T e F-700+, todos eles adequados para as diversas exigências das SUVs.

Além disso, as marcas também estão presentes em diversos equipamentos originais das principais SUVs comercializadas no Brasil.

Fonte: Portal da Autopeça

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Sindipeças projeta crescimento de 4% no faturamento das indústrias de autopeças

Próximo

NGK recomenda quatro cuidados para uma manutenção segura pré-férias