IHR apresenta estudo que demonstra as vantagens da nanotecnologia em componentes automotivos

Adição de nanopartículas de nióbio em peças fundidas aumenta a vida útil de componentes estruturais em até 35%.

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O IHR – Instituto Hercílio Randon, instituição brasileira privada de pesquisa focada na inovação e no desenvolvimento de tecnologias disruptivas, apresentou no 16º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Controle de Movimentos & Mostra de Engenharia de Freios, realizado nos dias 26 e 27 de junho, na cidade de Farroupilha, um estudo que demonstra as vantagens da nanotecnologia em componentes automotivos estruturais. A incorporação de nanopartículas de nióbio em uma liga de ferro fundido melhora a estrutura do material bem como as propriedades mecânicas da peça, promovendo um incremento importante de vida em fadiga.

O estudo envolveu a nanoestruturação do ferro fundido nodular para um componente do sistema de freios, aplicado em veículos comerciais, e resultou em melhorias na confiabilidade mecânica e qualidade geral do componente, especialmente quando considerados os aspectos de segurança e durabilidade em sua aplicação.

A demanda constante por segurança e incremento de vida útil dos sistemas de freio tem impulsionado as empresas do setor a adotarem novas estratégias de desenvolvimento de produtos. Uma das rotas utilizadas para essa fase, foi o uso da nanotecnologia aplicada a ligas metálicas, os resultados apresentados são promissores e demonstram uma nova oportunidade de desenvolvimento para peças de alto desempenho.

“O componente do sistema de freio, objeto do estudo, apresentou uma microestrutura mais uniforme, com melhor distribuição dos nódulos de grafite, e os ensaios mecânicos mostraram aumento de 34% na tensão de escoamento, enquanto os testes de fadiga indicaram vida útil 35% superior em comparação à liga convencional. Esses resultados possibilitam o redesenho das peças, otimizações geométricas e a consequente redução de massa, o que contribui para metas de sustentabilidade, como a diminuição das emissões de carbono de veículos comerciais.

A incorporação de nanomateriais à liga de ferro fundido, aliada aos resultados mecânicos associados ao refino da microestrutura, foram decisivas no cumprimento dos requisitos de desempenho e segurança do produto, revelando uma nova oportunidade para a engenharia automotiva de maximizar o desempenho de componentes, garantindo o principal requisito desse mercado, a segurança.

Fonte: Secco Consultoria de Comunicação

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