A Stellantis acelera o ritmo e consolida a liderança no Brasil, Argentina e América do Sul no primeiro semestre do ano. De janeiro a junho, a empresa comercializou mais de 404 mil unidades e conquistou uma participação de 22,7% no mercado sul-americano.
Neste mês, a companhia também ocupou a primeira posição com mais de 70 mil emplacamentos e 22,4% de market share na região. No Brasil, a Stellantis encerrou o sexto mês do ano com 57,1 mil unidades emplacadas e 28,1% de participação.
Com este resultado, a empresa consolidou sua posição de liderança no mercado brasileiro no primeiro semestre do ano ao conquistar 29,3% de market share e 316.872 emplacamentos, um aumento de 13.465 (4,4%) unidades vendidas em comparação com o primeiro semestre de 2023.
Na Argentina não foi diferente: foram emplacadas 7,9 mil unidades no mês. No acumulado do ano, a empresa registrou 53,6 mil veículos emplacados no mercado argentino, com uma participação de 30,9% nos primeiros seis meses do ano.
Brasil
Fiat na liderança do mercado brasileiro
A Fiat segue no topo há 42 meses consecutivos, o que significa 3 anos e meio sendo a número um no mercado nacional. No primeiro semestre de 2024, a Fiat obteve 20,4% de market share e 220.457 emplacamentos, o que corresponde a 51.814 à frente da segunda colocada.
Além disso, nos primeiros seis meses do ano, a marca se destacou em diferentes segmentos, com a liderança em hatches com 71.888 unidades vendidas, correspondendo a 23,4% de participação de mercado; picapes com mais 80.839 unidades comercializadas e uma expressiva participação de 39% no mercado e em vans com 11.342 emplacamentos, representando 38,6% de segment share.
Em junho, a Fiat também manteve a liderança com mais de 38.163 emplacamentos e 18,9% de market share. A marca também foi a número um nos segmentos de hatches com 23,1% da fatia da categoria, picapes com 37% segment share e vans com 38,6% de participação de mercado.
Jeep® aumenta número de vendas
No mês de junho, a marca obteve a maior quantidade de emplacamentos do ano, com 10.101 veículos comercializados, o que garantiu um crescimento de 16,8% no volume, comparado ao mês anterior. Neste mês, a marca alcançou 13,5% de participação no segmento de SUVs, ampliando 1,3 p.p. em relação a maio. No semestre, a marca registrou 53.854 emplacamentos.
No semestre, o Compass garantiu 22.808 unidades comercializadas e 29,2% de participação. Em junho, foram 3.960 unidades vendidas, com 26,6% de market share. Já o Commander emplacou mais de 7 mil veículos no primeiro semestre do ano e conquistou 14,5% da fatia de mercado dos SUVs grandes. No mês de junho, ele vendeu 1,5 mil unidades, garantindo 18,3% de participação na categoria.
No disputado segmento B-SUV, o Renegade vendeu em junho mais de 4,5 mil unidades, com 9% de segment share. Entre janeiro e junho deste ano, foram emplacadas mais de 23,4 mil unidades, com 8,8% de participação.
Ram mantém crescimento em vendas
A Ram mantém seu crescimento em 2024 e encerra o mês de junho com 2.836 veículos comercializados, um aumento de 358% em relação ao mesmo período do ano passado, com participação de 1,4% no mercado total brasileiro.
Já no acumulado do ano, a marca emplacou 218% a mais que no primeiro semestre de 2023. No total, foram comercializados 14.717 veículos, com 1,4% de participação nos primeiros seis meses do ano.
Entre os modelos mais vendidos em junho, destaque para a Rampage, que emplacou 1.968 unidades no sexto mês do ano e chegou ao importante número de 11,3 mil unidades vendidas entre janeiro e junho de 2024.
Fonte: Media Stellantis