Os veículos elétricos seguem sob fogo cruzado, além da pressão para a antecipação do cronograma de impostos e do fim das cotas com isenção, foram incluídos no imposto seletivo da reforma tributária. O imposto seletivo é um percentual adicional para produtos que sejam prejudiciais a saúde ou ao meio ambiente. Parece até uma piada, mas não é, a regulamentação da reforma tributária será votada entre hoje e amanhã, ainda existe esperança desse absurdo não ser aprovado.
Os automóveis e comerciais leves movidos a combustão também estão incluídos no imposto seletivo, a Anfavea tem pleiteado a exclusão dos mesmos independente da tecnologia.
Em tese o adicional pela inclusão do imposto seletivo vai aumentar a alíquota para 34%, o IVA Nacional está estimado em 26,5%, mas seu percentual real só será descoberto após a aprovação da regulamentação do texto da reforma tributária.
Obviamente existem pontos importantes que necessitam ainda serem discutidos em relação aos veículos elétricos e híbridos, entre eles a regulamentação da destinação das baterias usadas e programas de reciclagem, regras que deveriam terem sido debatidas e implementadas antes de iniciar a importação e regulamentação desses veículos.
A inclusão dos veículos a combustão no imposto seletivo também não é uma medida inteligente, pois os veículos novos são muito menos poluidores que grande parte da nossa frota circulante. Aumentar a alíquota para novos veículos, desestimula consumidores para compras de produtos novos.
A reforma e sua regulamentação segue repleta de absurdos e de lobbys de grandes grupos econômicos, mas isso é assunto para outro artigo.
Na parcial do dia 09 de julho o setor de novas energias vendeu 3.699 unidades, nesse início de mês muitas marcas estão registrando quedas em relação ao mês anterior.
O setor de automóveis e comerciais leves vendeu até ontem 59.170 unidades, esse volume representa uma queda de 12,52% em relação ao mesmo período do mês anterior, o segmento de novas energias fechou a parcial com uma participação de 6,25%.
O modelo híbrido mais vendido na parcial é o GWM/Haval 6 com 662 unidades, no acumulado ele segue na segunda posição.
O modelo 100% elétrico mais vendido na parcial é o BYD/Dolphin com 393 unidades, no acumulado ela também lidera com 10.002 unidades.
O sedan híbrido de entrada da BYD já vendeu 138 unidades, ficando a frente na parcial do Toyota/Corolla versão híbrida.
No ranking de marcas híbridas a liderança no mês é da GWM com 662 unidades, seguida colada pela BYD com 552 registros. No acumulado a liderança é da Toyota com 10.997 veículos, seguida pela BYD com 10.699 e fecha o trio a GWM com 9.706.
No ranking de marcas 100% elétricas a liderança do mês e do acumulado segue com a BYD com 696 unidades na parcial e 23.140 no acumulado.
Outras análises serão feitas durante a semana.
Os ranking geral de eletrificados está atualizado até 09/07/2024