Iveco planeja expansão significativa nas vendas de caminhões a gás no Brasil

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Desde 2019, a Scania domina o mercado de caminhões a gás no Brasil, com mais de 1 mil unidades vendidas. A Iveco, competidora direta, ainda tem uma presença tímida, com apenas 28 unidades vendidas para o Grupo Cetric em março deste ano. O modelo S-Way NG, movido a gás natural e biometano, foi apresentado na Fenatran 2022. Equipado com o motor FPT Cursor 13, de 460 cv, o caminhão tem capacidade total de 960 litros.

A Iveco planeja mudar esse cenário a partir de 2025. Marcio Querichelli, presidente da Iveco na América Latina, afirmou ao portal Transporte Moderno que espera um mercado maior e mais oportunidades de contratos naquele ano. Embora não tenha divulgado números, Querichelli mencionou que o Grupo Cetric estaria disposto a adquirir mais unidades se houvesse disponibilidade. O Grupo Cetric já opera com uma frota de 250 caminhões a diesel da Iveco.

No segundo semestre de 2024, a Iveco está focada nas vendas da versão elétrica do Daily, recém-lançada no Brasil. A partir de 2025, a montadora planeja intensificar as vendas de caminhões a gás. A fábrica de Sete Lagoas, em Minas Gerais, está pronta para uma alta escala de produção desses veículos, que são produzidos sob demanda. Além do S-Way NG, há planos para introduzir o Tector NG, produzido em Córdoba, na Argentina, no mercado brasileiro.

A longo prazo, a Iveco almeja alcançar no Brasil uma participação de mercado para caminhões e ônibus a gás semelhante à da Europa, cerca de 80%, com mais de 50 mil veículos em operação.

Locação como Estratégia

Para expandir a frota de veículos a gás e elétricos no Brasil, a Iveco considera criar uma área dedicada ao aluguel de veículos. Querichelli mencionou que a empresa está em busca de parceiros para desenvolver um projeto de locação. Ele explicou que a Iveco está explorando uma startup que possa viabilizar o uso de veículos elétricos e a gás, ampliando o portfólio de produtos sustentáveis.

Na Europa, a Iveco já possui um departamento especializado em locação. No Brasil, a ideia é criar uma divisão adaptada às necessidades locais. Querichelli afirmou que o foco é na sustentabilidade e na busca por um equilíbrio entre rentabilidade e responsabilidade ambiental. Ele revelou que a Iveco criou um grupo interno para estruturar o processo de locação, com a missão de identificar oportunidades no mercado e alinhar-se às metas de sustentabilidade da empresa.

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