No ano passado não foi diferente. Muitos segmentos do mercado pós-venda superaram os índices de referência e, no final de 2022, o setor global tinha duplicado o desempenho do S&P 500 nos últimos 15 anos. Entretanto, este setor há muito fragmentado estimulou mais uma vez um fluxo saudável de transações, com 352 transações de fusões e aquisições em 2022 – abaixo dos máximos recordes de 2021, mas ainda bem acima dos níveis de 2019 e 2020.
À medida que a inflação e os choques de oferta dos últimos anos diminuem, é um momento oportuno para olhar para o que vem a seguir, que foi o que Jefferies fez quando recentemente reunimos mais de 100 empresas e 200 investidores para a nossa Conferência de Investidores de Empresas Públicas e Privadas de Pós-Venda Automóvel de 2023. . Ouvimos muitas razões para sugerir que este setor está a entrar no que um dos nossos CEO reunidos chamou de “era de ouro”. É um sentimento partilhado pelos trabalhadores da linha da frente que se dirigem até ao C-Suite devido à procura recorde que ocorre agora e aos fortes ventos favoráveis que soprarão nos próximos anos.
Tudo começa com o simples fato de que há mais veículos nas estradas que precisam de mais reparos e manutenção. Em meio a preços altíssimos para automóveis novos e usados, os consumidores estão cada vez mais optando por manter e reparar seus carros e caminhões existentes, em vez de comprar novos. Isso explica por que o carro médio que circula hoje nas estradas dos EUA tem 12,2 anos. Entretanto, existem agora 117 milhões de veículos de passageiros com idades compreendidas entre os 4 e os 11 anos, o que as empresas do mercado de pós-venda consideram o “ponto ideal” para as reparações de maior valor acrescentado.
Mas não é apenas a crescente procura que está a criar oportunidades neste segmento. São também as mudanças sísmicas que varrem todos os cantos do mercado pós-venda, que criarão tantas aberturas para operadores inteligentes e investidores sofisticados identificarem e desbloquearem valor. Aqui estão apenas algumas tendências que estão criando mais entusiasmo no setor de reposição.
Big Data é ainda maior do que você pensa: “Nas décadas de 1970 e 80, um carro era um carro. Hoje é um smartphone com quatro pneus e volante.” Essa foi a opinião de um CEO de uma empresa de reposição, enquanto outro disse: “Costumava haver dezenas de códigos de diagnóstico em um carro. Agora, existem dezenas de milhares.”
A crescente sofisticação dos veículos está necessariamente transformando muitos reparos do tipo “faça você mesmo” em “faça você por mim”. “Tente trocar suas próprias palhetas em um novo BMW”, desafiou um CEO ao público.
A tecnologia também está mudando cada vez mais os modelos de serviço, o que está mudando tudo, desde a forma como os produtos são estocados, até a forma como os consumidores agendam a compra de pneus novos, até como os operadores de colisão precisam recalibrar as dezenas de sensores nos veículos atuais, ao mesmo tempo em que estimula assinaturas mensais para lavagens ilimitadas de carros.
As empresas precisam criar ou obter acesso à escala: Existem mais de 300.000 locais de serviços automotivos e fornecedores de varejo nos EUA, com apenas um punhado de participantes mantendo mais de 1% de participação local, tornando-o um dos setores mais fragmentados da economia dos EUA.
Isto pode criar uma vantagem poderosa para empresas de pós-venda bem capitalizadas – ou plataformas construídas por PE – com os recursos para adquirir empresas e investir em tecnologia, análise e ferramentas de diagnóstico que possam implementar em escala.
O poder da personalização, da variação e do entusiasmo: quando seu carro quebra, você precisa consertá-lo. Mas o mercado de reposição envolve mais do que manutenção de rotina. Uma parcela crescente do mercado de reposição automotiva é impulsionada pelo desejo dos clientes por mais personalização e variação nos veículos que dirigem. Quer seja motivado pela paixão ou por uma necessidade funcional, como uma cobertura de caçamba de caminhão para proteger a carga, o mercado é sustentado por uma das bases de clientes mais confiáveis e leais do mundo. O CEO de uma empresa de esportes motorizados e participante entusiasta do painel observou como os novos consumidores que entraram no mercado nos últimos três anos impulsionarão as vendas de pós-venda do futuro nos próximos anos.
Se conversar com quase qualquer líder deste setor, ouvirá a concordância de que estas tendências são duradouras e continuarão a desenvolver-se juntamente com a adoção lenta mas constante de mais veículos elétricos nos próximos anos. O setor do mercado de reposição automóvel está preparado para crescer de formas novas e estimulantes, ao mesmo tempo que continua a desempenhar o seu papel de longa data como um jogo fiável e defensivo tanto para investidores como para operadores.
Fonte: Jefferies / Sincopeças Brasil