Motorservice traz algumas dicas para instalação do pistão no seu canal do YouTube

4 minutos de leitura

A carbonização na cabeça do pistão, por exemplo, fica incandescente e o combustível pode entrar em combustão antes da hora. É preciso atenção porque muitos carros possuem problemas de contragolpe, chegam a quebrar o motor de partida, e até danificar o motor que poderá girar ao contrário. Quando desliga, o motor fica funcionando, e permanece girando ao contrário por causa deste problema.

O parafuso que segura o cabeçote deve ser trocado toda vez que se faz manutenção do motor. Muitas vezes, o parafuso é apertado com o “torcano”, ferramenta longa, cabo de força muito forte, que pode até movimentar o material do bloco, ocasionando deformidade dentro da camisa ou nos quatro pontos de apoio dos parafusos, marcando o pistão na saia próximo a região do furo de pino. Se apertar demais, provocando danos nas laterais, não há como pedir garantia do produto. Por isso, é fundamental usar o torquímetro.

Às vezes, após a montagem, o pistão quebra uma das canaletas. Primeiro deve-se por a molinha na terceira canaleta e somente depois é colocado os anéis encaixados sobre ela. Não pode colocar os anéis pelas laterais girando, pois são projetados para ter uma abertura específica com uso do alicate para passar o pistão e fazer a montagem. É expressamente proibida a torção do anel sob risco de trincas. O posicionamento da abertura do anel é sempre em 120° do outro anel.

O fabricante do motor deixa um ângulo de alívio entre a face do bloco e os cilindros, para quando for inserir o pistão com a cinta, os anéis poderem entrar. Basta apertar com a cinta que o ângulo auxilia na orientação para a instalação do pistão com anéis.

Na parte lateral do pistão, ou seja, na saia, poderá existir um tratamento superficial, portanto, poderá existir uma janela para a realização do dimensional do diâmetro do pistão. É para medir a janelinha com o micrômetro esférico. Tem pistões que chega a ter até 2 centésimos de tratamento, número gigantesco na hora da ajustagem ou usinagem.

Outro problema que pode ser identificado observando o estado do pistão é uma mancha na diagonal na região da saia. É indício que a biela pode estar empenada. Por isso, a recomendação é testá-la.

O vídeo também destaca o manual de instalação que acompanha os anéis dentro da caixa da KS. Há diversas informações técnicas valiosas para a hora da aplicação dos anéis – posição, indicador do ângulo da abertura de cada anel e outros detalhes importantes.

Para conferir o vídeo completo desta dica de manutenção, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=VLVEGbyhPrY&list=PLdvGDhGU-J49yWuFPPn3_ulSzymjDUwle&index=35&t=22s.

Outras novidades da Motorservice e muitos outros conteúdos técnicos também podem ser conferidos nas redes sociais da empresa: Instagram (@motorservice_brasil) e YouTube (@motorservicegroup), na playlist Brasil.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Vendas de motos no 1.º semestre registram crescimento de 76% em relação ao período pré pandemia

Próximo

Estudo mostra aumento nas buscas por veículos eletrificados em relação a carros a combustão em 2024