A carbonização na cabeça do pistão, por exemplo, fica incandescente e o combustível pode entrar em combustão antes da hora. É preciso atenção porque muitos carros possuem problemas de contragolpe, chegam a quebrar o motor de partida, e até danificar o motor que poderá girar ao contrário. Quando desliga, o motor fica funcionando, e permanece girando ao contrário por causa deste problema.
O parafuso que segura o cabeçote deve ser trocado toda vez que se faz manutenção do motor. Muitas vezes, o parafuso é apertado com o “torcano”, ferramenta longa, cabo de força muito forte, que pode até movimentar o material do bloco, ocasionando deformidade dentro da camisa ou nos quatro pontos de apoio dos parafusos, marcando o pistão na saia próximo a região do furo de pino. Se apertar demais, provocando danos nas laterais, não há como pedir garantia do produto. Por isso, é fundamental usar o torquímetro.
Às vezes, após a montagem, o pistão quebra uma das canaletas. Primeiro deve-se por a molinha na terceira canaleta e somente depois é colocado os anéis encaixados sobre ela. Não pode colocar os anéis pelas laterais girando, pois são projetados para ter uma abertura específica com uso do alicate para passar o pistão e fazer a montagem. É expressamente proibida a torção do anel sob risco de trincas. O posicionamento da abertura do anel é sempre em 120° do outro anel.
O fabricante do motor deixa um ângulo de alívio entre a face do bloco e os cilindros, para quando for inserir o pistão com a cinta, os anéis poderem entrar. Basta apertar com a cinta que o ângulo auxilia na orientação para a instalação do pistão com anéis.
Na parte lateral do pistão, ou seja, na saia, poderá existir um tratamento superficial, portanto, poderá existir uma janela para a realização do dimensional do diâmetro do pistão. É para medir a janelinha com o micrômetro esférico. Tem pistões que chega a ter até 2 centésimos de tratamento, número gigantesco na hora da ajustagem ou usinagem.
Outro problema que pode ser identificado observando o estado do pistão é uma mancha na diagonal na região da saia. É indício que a biela pode estar empenada. Por isso, a recomendação é testá-la.
O vídeo também destaca o manual de instalação que acompanha os anéis dentro da caixa da KS. Há diversas informações técnicas valiosas para a hora da aplicação dos anéis – posição, indicador do ângulo da abertura de cada anel e outros detalhes importantes.
Para conferir o vídeo completo desta dica de manutenção, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=VLVEGbyhPrY&list=PLdvGDhGU-J49yWuFPPn3_ulSzymjDUwle&index=35&t=22s.
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