Marcas e modelos de autos e leves mais vendidos por Estados no 1.º semestre de 2024

9 minutos de leitura

Autor Marcelo Cavalcante de Lima

E-mail consultores.cavalcante@gmail.com

Nesse artigo vou analisar as vendas por Estados de automóveis e comerciais leves no 1.º semestre, vamos enriquecer nossa discussão com gráficos e análises, comparando o período atual com ciclos anteriores, teremos também o ranking de modelos e marcas mais vendidas nos Estados.

O Brasil tem dimensões continentais, Estados e Regiões com culturas, sabores e costumes diferentes, temos vários “Brasis” a nossa espera. Essa rica diversidade é repleta de oportunidades e desafios, é importante que cada fabricante, concessionário e profissional façam uma leitura do seu ambiente e suas peculiaridades, conduzindo suas ações de forma adequada com a região, fique atendo para as características regionais, o sucesso do seu negócio depende desse estudo.

ANÁLISE DE VENDAS DO 1.º SEMESTRE POR ESTADOS

Automóveis e Comerciais Leves

No comparativo acima podemos analisar os volumes de vendas e participações por Estados, comparando com o ano de 2023 e com o período pré pandemia.

O Estado de São Paulo fechou o 1.º semestre com vendas totais de 309.912 unidades, sua participação nacional é de 28,78%. Seu volume de vendas registra um crescimento de 30,76% em relação ao ano anterior e recua 2,86% quando comparado com o ciclo pré pandemia. Suas vendas no varejo representaram 52% e o atacado 48%, muito próximo da média nacional. O resultado do Estado surpreende positivamente, sua participação no semestre é a melhor dos últimos 8 anos.

Minas Gerais ficou com a segunda posição em volume de vendas no semestre com 205.504 unidades, os emplacamentos no Estado são turbinados por grandes volumes vendas realizadas para locadoras, apenas 21% das vendas foram feitas através da modalidade varejo e 79% foram faturados para pessoas jurídicas. O volume de vendas em Minas Gerais está registrando um crescimento de 0,97% em relação ao ano de 2023, quando comparamos com o período pré pandemia as vendas recuam 26,86%.

O Paraná foi o terceiro Estado que mais emplacou autos e leves no 1.º semestre, com 70.819 unidades, registrando um crescimento de 9,67% ante 2023 e recuando 5,20% em relação ao período pré pandemia, suas vendas no varejo representaram 51,90%.

Quando analisamos com o período pré pandemia percebemos que muitos Estados ainda tem um longo caminho de recuperação, Rio de Janeiro segue sendo o Estado que registra maior queda, Goiás, Espírito Santo e Tocantins já superaram o realizado no ano de 2019.

Investir em equipes com foco em vendas diretas é uma excelente alternativa para amenizar as perdas do varejo e reduzir os impactos dos reajustes de preços.

GRÁFICO DE VENDAS POR REGIÃO

A Região Sudeste segue concentrando o maior volume de emplacamentos de automóveis e comerciais leves, fechando o semestre com uma participação de 54,33%, depois temos a região Sul com 16,51%, o Nordeste participa com 13,68%, Centro-Oeste com 10,44% e a região Norte com 5,04%.

Se formos avaliar a relação população versus venda de novos veículos, a Região Sudeste mantém a melhor relação, concentrando 41,78% da população e 54,33% das vendas, a Região Nordeste concentra 26,91% da população e 13,68% das vendas de veículos novos.

MARCAS MAIS VENDIDAS POR ESTADOS

A Fiat fecha o 1.º semestre liderando as vendas em 20 Estados mais o Distrito Federal, nos seis Estados restantes ela fica na segunda posição.

O desempenho da marca no pós pandemia é surpreendente, sua participação de mercado cresceu mais de 50%, seu sucesso vem ancorado por um dos maiores ciclos de investimentos do setor e uma rede de concessionárias preparada para o crescimento, no gráfico abaixo podemos avaliar as vendas no semestre nos últimos 6 anos.

A VW está liderando as vendas nos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, em três Estados ela ficou na segunda posição e 10 em terceiro, a marca fecha três semestres consecutivos de crescimento.

A GM fechou o semestre liderando as vendas no Rio Grande do Sul, Amazonas e Roraima, em 13 Estados ela ficou com a 2.ª posição em oito ela está em terceiro, seus resultados seguem distantes dos realizados no pré pandemia, conforme demonstra o gráfico acima.

MAPA BRASIL MARCAS MAIS VENDIDAS NO SEMESTRE

No mapa acima destacamos a marca que liderou as vendas nos Estados e no Distrito Federal no 1.º semestre, complementando a tabela anterior e ficando anda mais claro o bom momento da Fiat.

Para facilitar nossa análise abaixo temos o mapa com as marcas mais vendidas por Estados no 1.º semestre de 2019, a GM liderava as vendas em 15 Estados, incluindo São Paulo, VW tinha Amapá, Acre, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, a Fiat liderava em Roraima, Rondônia, Bahia, Distrito Federal e Rio de Janeiro, ou seja apenas 4 Estados mais o DF.

MODELOS MAIS VENDIDOS POR ESTADOS

No mapa acima destacamos os três modelos mais vendidos no Estados no 1.º semestre, mais uma vez a Fiat acaba sendo o destaque, mas percebemos excelentes desempenhos de outros modelos, principalmente nas segundas e terceiras posições.

A Fiat/Strada liderou as vendas em 18 Estados, em três ela ficou com a segunda posição e terceira posição, a versatilidade do modelo, alinhado a novas versões, foco em vendas diretas e boas políticas comerciais são alguns dos fatores que justificam parte desse sucesso.

O VW Polo sem nenhuma dúvida tem conseguido um excelente desempenho em volumes de vendas nacionais, o modelo fechou o semestre na primeira posição com 57.862 unidades, desses 28.093 foram vendidos em São Paulo, onde o modelo é líder em vendas, também liderou as vendas no Paraná e Alagoas. ficou com a segunda posição em três Estados e com a terceira posição em outros cinco.

O GM/Onix foi líder apenas no Estado do Rio Grande do Sul, ficou com a segunda posição no Espírito Santo e na terceira no Amazonas, Paraíba e Santa Catarina.

O Fiat/Argo foi o modelo mais vendido em Minas Gerais, a Nissan/Kicks liderou no Rio de Janeiro, a GM/Montana no Amazonas, Ranger foi a mais vendida no Tocantins e a Toyota/Hilux em Roraima.

MAPA COM MODELOS MAIS VENDIDOS POR ESTADOS NO PRIMEIRO SEMESTRE

É importante definir estratégias regionais, soluções que dão certo em alguns Estados podem serem impraticáveis em outros, lembrando que o mercado é cíclico e necessita de constantes acompanhamentos, análises e estudos. Observar, pesquisar, escutar clientes, colaboradores, fornecedores é fundamental para o bom desempenho de vendas de produtos e serviços.

Desejo a todos sucesso e ótimos negócios.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

BMW X2 xDrive 20i 2025 - POLÊMICO? BONITO? MELHOR QUE O X1? COMO ANDA O NOVO SUV COUPÉ COM 4X4?

Próximo

Com emprego em alta e inflação desacelerada, inadimplência cai em São Paulo no segundo trimestre