Lonas de freio Fras-le têm formulação diferenciada para cada tipo de veículo pesado

Marca oferece uma ampla variedade de modelos de lonas para atender às necessidades específicas de cada tipo de caminhão, carreta, semirreboque e ônibus, levando em consideração suas particularidades e condições de uso

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Desempenhando um papel fundamental para a frenagem, cujo papel principal é gerar atrito e desacelerar o veículo, as lonas de freio devem seguir o modelo e o desenho do sistema de freio utilizado pelo caminhão, ou seja, a geometria é definida de forma personalizada pela indústria automotiva, durante o processo de desenvolvimento. No entanto, o material de fabricação das lonas pode ser oferecido como diferencial, considerando a diversidade de veículos e aplicações. “A formulação das lonas pode ser pensada de maneira ampla, contemplando as diferenças de uso, particularidades e características, tais como, modo de operação, topografia, tráfego urbano ou rodoviário, dentre outras condições, que são essenciais para que se desenvolva uma lona de freio que entregue o melhor desempenho para cada segmento”, afirma Robson Andriel Lipniarski, consultor de Marketing de Produto da Fras-le linha comercial.  

O consultor destaca também que as lonas Fras-le são desenvolvidas para quem busca o melhor para sua frota, apresentando elevado padrão de qualidade, performance e segurança nas mais diversas situações.

Pioneira no desenvolvimento de materiais de fricção, a linha de lonas de freio da Fras-le conta com quatro tipos de formulação para atender cada perfil de frota. As lonas de freio para caminhões AF/600, modelo já consagrado e mais vendido no mercado brasileiro, garantem desempenho e performance para o dia a dia da operação. Já a AF/557 é constituída com material que as montadoras utilizam na linha de produção, fabricado a partir de materiais mais nobres que oferecem desempenho superior em frenagem, resistência e durabilidade.

Carretas e semirreboques contam coma nova formulação AF/730 nas lonas de freioque traz maior durabilidade e resistência, elevando a vida útil da lona em até 35% e da mesma forma do tambor de freio. Assim, além da maior eficiência de frenagem, há também menor índice de ruídos e melhor relação no custo por km rodado, com ganho de 2 meses para a troca de lonas, reduzindo os gastos com a operação. Essa formulação também aumenta a segurança no trânsito, pois possui performance superior, reduzindo a distância de frenagem, que acontece desde o acionamento dos f reios até a parada total.

O segmento de ônibus compartilha do mesmo sistema de freio dos caminhões. Para os veículos voltados para o transporte urbano de passageiros, que fazem paradas constantes e enfrentam situações adversas no trânsito das cidades, a Fras-le desenvolve o AF/750, formulação robusta com performance maior mesmo em elevadas temperaturas, que possibilita aumento da durabilidade da lona e do tambor em até 20%.

“O desenvolvimento das lonas de freio Fras-le é feito de forma direcionada aos diversos segmentos de veículos. Na fabricação de lonas de freio a Fras-le são utilizados materiais de alta qualidade para atender as exigências das diversas aplicações do cenário nacional e internacional. O desenvolvimento das lonas de freio acontece no centro de pesquisa e desenvolvimento próprio, que é um dos maiores do mundo, contando com os melhores e mais variados recursos disponíveis, trazendo soluções inovadoras nos mais altos níveis de qualidade para entregar o melhor desempenho em cada aplicação”, ressalta Fernando José Badim Júnior, analista de Marketing de Produto da Fras-le linha comercial.

Para consultar mais informações sobre as lonas Fras-le, basta acessar o Auto Experts, um site desenvolvido para facilitar a busca por dados de produtos, como dimensional de lonas, desenhos com furações, peso e aplicações. A busca pelo produto pode ser por meio da placa ou por modelo do veículo.

Todas as informações das composições das lonas e aplicações estão descritas neste vídeo: https://drive.google.com/file/d/1-bo2SUyPLh18KsiuWd1BBAnvk0BqPPdH/view?usp=sharing

Fonte: Portal da Autopeça

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