Elevado volume de entrega de caminhões e o faturamento pós-venda impulsionaram os resultados
“A PACCAR registrou boas receitas e lucros anuais em 2020”, disse Preston Feight, CEO. “Os resultados da PACCAR refletem os produtos e serviços de qualidade premium da empresa, excelente eficiência operacional e fortes vendas de peças de reposição. Estou muito orgulhoso de nossos funcionários que forneceram produtos e soluções de transporte excepcionais aos nossos clientes, ao mesmo tempo que demonstram o mais alto compromisso com a saúde e segurança em todas as instalações da PACCAR.”
“A PACCAR está investindo em novas tecnologias que proporcionarão maior eficiência operacional e benefícios ambientais aos nossos clientes. A PACCAR progrediu em várias iniciativas importantes de tecnologia e inovação em 2020, incluindo uma parceria estratégica para desenvolver caminhões autônomos, lançamento da produção de caminhões elétricos e aprimoramento dos serviços conectados para caminhões Kenworth, Peterbilt e DAF”, acrescentou Feight.
A PACCAR obteve receitas trimestrais de US$ 5,57 bilhões no quarto trimestre de 2020, em comparação com os US$ 6,12 bilhões relatados no mesmo período em 2019. A empresa ganhou US$ 405,8 milhões (US$ 1,17 por ação diluída) no quarto trimestre de 2020, em comparação com a receita de US$ 531,3 milhões (US$ 1,53 por ação diluída) no quarto trimestre de 2019. A PACCAR obteve receitas de US$ 18,73 bilhões em 2020, em comparação com receitas de US$ 25,60 bilhões em 2019. A empresa ganhou US$ 1,30 bilhão (US$ 3,74 por ação diluída) em 2020, em comparação com US$ 2,39 bilhões (US$ 6,87 por ação diluída) obtidos em 2019.
Caminhão a Bateria Elétrica Peterbilt 220EV
Dividendos da PACCAR
A PACCAR declarou dividendos em espécie de US$ 1,98 por ação durante 2020. Os dividendos, declarados em 2020, incluíram dividendo extra em espécie de US$ 0,70 por ação, pago em janeiro de 2021. “A PACCAR gerou excelentes retornos aos acionistas e lucro líquido anual devido aos seus produtos globais de qualidade premium líderes da indústria, forte crescimento de peças e serviços de pós-venda, uso inovador de tecnologia, incluindo e-commerce, e expansão contínua de seus serviços financeiros”, disse Mark Pigott, presidente executivo.
Destaques Empresariais – 2020
- A PACCAR obteve seu 82º ano consecutivo de lucro líquido.
- A PACCAR entregou 133.300 veículos em todo o mundo.
- Kenworth e Peterbilt aumentaram a participação no mercado de vendas no varejo de caminhões da Classe 8 nos EUA e Canadá para 30,1%.
- Kenworth e Peterbilt aumentaram a participação no mercado de vendas de varejo de caminhões de médio porte, nos EUA e Canadá, obtendo um recorde de 22,6%.
- A DAF aumentou a participação de mercado de registros de caminhões de 16 toneladas na Europa acima de 16,3%.
- A DAF Brasil atingiu recorde de caminhões acima de 16 toneladas no varejo, com 5,7% de participação de mercado
- O caminhão DAF XF recebeu o prêmio Fleet Truck of the Year 2020 no Reino Unido.
- As faixas de modelos DAF CF e XF ganharam o prestigiado Good Design Awards internacional pelo design e inovação excepcionais.
- A DAF Leyland recebeu o prestigioso Queen’s Award for Enterprise in International Trade 2020 por aumentar as exportações em quase 50% nos últimos três anos.
- A PACCAR recebeu cinco prêmios da National Association of Manufacturers: Kenworth Chillicothe recebeu dois prêmios de Liderança de Excelência Operacional; a Peterbilt conquistou um prêmio de Liderança em Gestão de Talentos e um prêmio de Liderança em Excelência Operacional; e a PACCAR Ste-Therese foi reconhecida em Liderança de Fabricação.
- PACCAR Inc, Peterbilt, Kenworth, PACCAR Parts e Dynacraft foram reconhecidas como os melhores locais de trabalho para mulheres pela Women in Trucking, uma organização que promove o emprego e o sucesso das mulheres na indústria de caminhões.
- A PACCAR recebeu uma classificação “A-” do CDP por suas práticas ambientais, colocando a empresa entre os 15% melhores, entre as mais de 9.500 empresas que enviam relatórios em todo o mundo.
Destaques Financeiros – Quarto Trimestre de 2020
Os destaques dos resultados financeiros da PACCAR durante o quarto trimestre de 2020 incluem:
- Vendas e receitas líquidas consolidadas de US$ 5,57 bilhões.
- Lucro líquido de US$ 405,8 milhões.
- Recorde de receita trimestral da PACCAR Parts de US$ 1,07 bilhão.
- Recorde trimestral de receita antes dos impostos da PACCAR Parts de US$ 222,5 milhões.
- Lucro antes dos impostos da PACCAR Financial Services de US$ 63,8 milhões.
- A PACCAR investiu $ 202,4 milhões em projetos de capital e em pesquisa e desenvolvimento.
Destaques Financeiros – Ano Completo de 2020
Os destaques dos resultados financeiros da PACCAR durante 2020 incluem:
- Receita consolidada de US$ 18,73 bilhões.
- Lucro líquido de US$ 1,30 bilhão.
- Receita de peças da PACCAR de US$ 3,91 bilhões.
- Lucro antes dos impostos da PACCAR Parts de US$799,3 milhões.
- Ativos de serviços financeiros de US$15,80 bilhões.
- Volume de novos negócios de Serviços Financeiros de US$ 5,02 bilhões.
- Receita antes dos impostos de Serviços Financeiros de US$223,1 milhões.
- Caixa gerado por operações de US$ 2,99 bilhões.
- Dividendos declarados de US$ 687,1 milhões.
- Emissões de notas de médio prazo de US$ 1,99 bilhão.
- A PACCAR investiu US$ 843,4 milhões em projetos de capital e pesquisa e desenvolvimento.
- Patrimônio líquido recorde de final de ano de US$10,42 bilhões.
Mercados Globais de Caminhões
“Uma forte recuperação na fabricação, início de construção de moradias, produção automotiva e gastos do consumidor na segunda metade de 2020 resultou em boa tonelagem de frete e demanda robusta por caminhões Kenworth e Peterbilt. As vendas no varejo da indústria de caminhões classe 8 nos EUA e Canadá foram de 216.500 unidades, em 2020. Kenworth e Peterbilt alcançaram uma participação de mercado de 30,1%”, disse Darrin Siver, vice-presidente sênior da PACCAR. “A PACCAR aumentou sua estimativa de 2021 de vendas no varejo da indústria de caminhões classe 8 nos EUA e Canadá para uma faixa de 250.000 a 280.000 caminhões.”
Os registros da indústria de caminhões acima de 16 toneladas na Europa eram de 230.400 caminhões em 2020. Estima-se que os registros da indústria de caminhões acima de 16 toneladas na Europa em 2021 estarão na faixa de 250.000 a 280.000 caminhões. “A demanda por caminhões europeus melhorou na segunda metade do ano, junto com as economias europeias”, disse Harry Wolters, presidente da DAF. “A DAF alcançou excelente participação de mercado para caminhões acima de 16 toneladas de 16,3%, em 2020. Os caminhões DAF oferecem qualidade premium, eficiência de combustível excepcional, e grande conforto do motorista para seus clientes.”
O mercado sul-americano de caminhões acima de 16 toneladas era de 93.000 veículos em 2020 e está projetado para atingir 100.000-110.000 caminhões em 2021. A DAF Brasil alcançou um recorde de 5,7% de participação de mercado no Brasil acima do mercado de 16 toneladas em 2020. “A participação de mercado recorde da DAF Brasil reflete o aumento da demanda dos clientes pelos caminhões DAF XF líderes do setor lançados este ano”, disse Mike Kuester, vice-presidente assistente para a América do Sul.
PACCAR Anuncia Parceria Estratégica com a Aurora para Desenvolver Caminhões Autônomos
A PACCAR assinou um acordo estratégico global com a Aurora, líder em tecnologias de direção autônoma, para desenvolver caminhões autônomos Peterbilt 579 e Kenworth T680. “Essa parceria irá integrar a plataforma de veículos autônomos da PACCAR com as tecnologias de direção autônoma da Aurora. Os clientes da PACCAR se beneficiarão com a segurança aprimorada e a eficiência operacional dos veículos autônomos”, disse Kyle Quinn, diretor de tecnologia da PACCAR. “Os caminhões Kenworth T680 e Peterbilt 579 utilizando o Aurora Driver deverão ser entregues nos próximos anos.”
Veículo de Teste Autônomo Peterbilt 579 com o Aurora Driver
Kenworth, Peterbilt e DAF demonstram liderança em emissões zero
Um Kenworth T680 elétrico a célula de combustível, e um Peterbilt 579EV elétrico a bateria tornaram-se recentemente os primeiros veículos de emissão zero Classe 8 a escalar o cume de Pikes Peak, no Colorado, com 4.234,5 metros de altura. Ambos os veículos exibiram excelente potência e excelente dirigibilidade durante as 156 curvas e ziguezagues durante o ganho de elevação de 1410 metros até o cume. Os caminhões rodaram com folga o famoso percurso Pikes Peak International Hill Climb. “A PACCAR lidera a indústria no desenvolvimento de veículos comerciais com emissões zero”, disse Darryl Oster, engenheiro-chefe global de emissões zero.
Caminhões de célula de combustível Peterbilt 579EV
e Kenworth T680 Sobem Pikes Peak
O veículo elétrico Kenworth T680 com célula de combustível oferece 470 cv e um alcance de 350 milhas, com tempo de recarga de 15 minutos. Kenworth e Toyota Motor North America estão colaborando em um projeto para desenvolver caminhões Kenworth T680, com emissões zero, movidos por motores elétricos com célula de combustível de hidrogênio.
O Peterbilt 579EV, que escalou Pikes Peak, foi projetado para distribuição de peso e desempenho ideais. O trem de força elétrico totalmente integrado usa pacotes de bateria de fosfato de íon de lítio termicamente controlados e pode ser recarregado rapidamente, tornando o 579EV ideal para transporte regional, portos, coletas, entregas e operações de entrega ao consumidor.
Kenworth, Peterbilt e DAF estão liderando a indústria com mais de 60 veículos híbridos e de emissões zero em testes de clientes, que percorreram quase 500.000 milhas. Kenworth K270E e T680E, Peterbilt 579EV, 220EV e 520EV e DAF CF. Os caminhões elétricos de emissão zero tornaram-se disponíveis para pedidos dos clientes no terceiro trimestre de 2020. A produção de veículos elétricos começará no segundo trimestre de 2021.
PACCAR Parts obtém resultados trimestrais recordes
Os negócios de peças de reposição da PACCAR obtiveram receita antes de impostos recorde no quarto trimestre com US$ 222,5 milhões, 8% maior do que os US$ 205,2 milhões, ganhos no quarto trimestre de 2019. As receitas do quarto trimestre de 2020 foram um recorde de US$ 1,07 bilhão em comparação com US$ 993,9 milhões relatados no quarto trimestre de 2019. A PACCAR Parts obteve receita anual antes dos impostos de US$ 799,3 milhões, em comparação com US$ 830,8 milhões ganhos em 2019. A receita anual foi de US$ 3,91 bilhões em comparação com US$ 4,02 bilhões em 2019. David Danforth, vice-presidente da PACCAR e gerente geral da PACCAR Parts, disse: “A PACCAR Parts oferece lucratividade constante em todas as fases do ciclo de negócios. O crescimento de longo prazo da PACCAR Parts reflete os investimentos em distribuição e tecnologia, iniciativas como e-commerce, peças TRP multifuncionais e uma população crescente de veículos PACCAR integrados e conectados com os motores MX da PACCAR.”
Os 18 centros de distribuição global (PDCs) da PACCAR Parts oferecem suporte a mais de 2.200 revendedores DAF, Kenworth e Peterbilt e fornecem atendimento líder do setor ao cliente. A PACCAR abrirá um novo PDC de 24.154 metros quadrados em Louisville, Kentucky no próximo ano, para aumentar ainda mais a disponibilidade de peças para os clientes.
Centro de Distribuição de Peças de Louisville (Renderização)
Investimentos de cCapital e P&D em produtos, tecnologias e instalações
Os lucros consistentes de longo prazo da PACCAR, seu forte balanço patrimonial e foco intenso em qualidade, tecnologia e produtividade permitiram à empresa investir US$ 7,3 bilhões em instalações novas e ampliadas, produtos inovadores e novas tecnologias durante a última década. A PACCAR investiu US$ 569,5 milhões em projetos de capital e US$ 273,9 milhões em despesas de pesquisa e desenvolvimento em 2020. Mike Dozier, Vice-Presidente Sênior da PACCAR, disse: “As despesas de capital foram projetadas em US$ 575- $ 625, e as despesas em pesquisa e desenvolvimento estão estimadas em US$ 350- US$ 375 milhões em 2021. A PACCAR está investindo em modelos de caminhões aerodinâmicos, motorizações integradas, incluindo diesel, elétrico, híbrido e tecnologias de célula de combustível de hidrogênio, bem como assistência avançada ao motorista e sistemas autônomos, serviços de veículos conectados e recursos de fabricação e distribuição de próxima geração.”
Empresas de Serviços Financeiros obtêm resultados muito bons
A PACCAR Financial Services (PFS) tem um portfólio de 203 mil caminhões e reboques, com ativos totais de US$ 15,80 bilhões. A PacLease, uma grande empresa de leasing de caminhões com serviço completo na América do Norte e Europa, dispondo de uma frota de mais de 38.000 veículos, está incluída neste segmento. A PFS obteve receita antes dos impostos no quarto trimestre de 2020 de US$ 63,8 milhões, em comparação com US$ 68,1 milhões no quarto trimestre de 2019. As receitas do quarto trimestre de 2020 foram de US$ 432,6 milhões em comparação com US$ 406,3 milhões no mesmo trimestre de 2019. A PFS ganhou US$ 223,1 milhões de lucro antes dos impostos em 2020 em comparação com os US$ 298,9 milhões ganhos em 2019. As receitas da PFS foram de US$ 1,57 bilhões em 2020 em comparação com US$ 1,48 bilhões obtidos em 2019. “A carteira da PFS teve um desempenho muito bom durante o quarto trimestre de 2020, com forte atividade de originação de empréstimos e leasing”, disse Todd Hubbard, Vice-presidente da PACCAR. “A lucratividade da PFS durante o trimestre se beneficiou do aumento da demanda de caminhões usados.”
A PACCAR Financial continua a investir em centros de caminhões usados em todo o mundo para vender um número maior de caminhões usados a preços de varejo, o que aumenta as margens de vendas de caminhões usados. A PFS abriu recentemente centros de caminhões usados em Lyon, França, Denton, Texas e Praga, República Tcheca, e planeja abrir uma instalação para caminhões usados em Madrid, na Espanha, em 2021. Os valores de revenda de caminhões Kenworth e Peterbilt possuem um ágio de 10-15% acima dos caminhões dos concorrentes.
“O forte balanço patrimonial da PACCAR, complementado por suas classificações de crédito A + / A1, permitem que a PFS ofereça financiamento de varejo competitivo para Kenworth, Peterbilt, revendedores DAF e clientes em 26 países em quatro continentes”, disse Craig Gryniewicz, presidente da PACCAR Financial Corp. “A PACCAR Financial Services tem excelente acesso aos mercados de dívida, emitindo US$ 1,99 bilhão em notas de três, quatro e cinco anos durante 2020.”
Liderança ambiental da PACCAR
A PACCAR foi homenageada como líder global em práticas ambientais pela empresa de relatórios CDP, ganhando uma pontuação de “A-” em 2020, o que coloca a PACCAR entre as 15% melhores empresas que emitem relatórios ambientais em todo o mundo. Mais de 9.500 empresas divulgam dados sobre seus programas ambientais ao CDP para avaliação independente. “Liderança ambiental é um dos valores centrais da PACCAR, e estamos satisfeitos por termos recebido a classificação “A” ou “A-” por seis anos consecutivos”, disse Harrie Schippers, presidente e diretor financeiro da PACCAR. O relatório do CDP de 2020 da PACCAR está disponível ao público em www.cdp.net.
A PACCAR reduziu as emissões de gases de efeito estufa em 38% em suas instalações globais de 2013 a 2019. A PACCAR anunciou que estabelecerá novas metas de redução de emissões em parceria com a Science Based Targets Initiative (SBTi). A SBTi trabalha com mais de mil empresas em todo o mundo para criar um caminho claramente definido para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, com o objetivo de ajudar a limitar o aquecimento global a menos de 2 graus Celsius em comparação com os níveis pré-industriais.
A PACCAR é líder ambiental em suas operações fabris globais, com mais de 80% das instalações de fabricação da PACCAR tendo zero resíduos para aterro e mais de 90% foram certificadas pela ISO 14001. Os veículos PACCAR são mais de 80% recicláveis, com componentes de aço, alumínio e cobre.
Filantropia da PACCAR
A PACCAR Foundation já contribuiu com mais de US$ 200 milhões para organizações educacionais, de serviços sociais e artísticas desde 1951. A PACCAR faz doações generosas para educação, artes e serviços sociais em locais onde seus funcionários trabalham e vivem em todo o mundo. A PACCAR contribuiu recentemente com US$ 1,5 milhão para organizações sem fins lucrativos que promovem comunidades diversificadas e inclusivas, incluindo UNCF, Special Olympics USA Games, YWCA, Landesa, Northwest African American Museum e Lighthouse for the Blind. A PACCAR e seus funcionários doaram mais de US$ 2 milhões em 2020 para ajudar as comunidades afetadas pela pandemia do COVID-19.
A PACCAR valoriza a diversidade no local de trabalho
Os conselhos de diversidade da PACCAR operam em todos os negócios globais da PACCAR. Os objetivos dos conselhos de diversidade são aumentar o sucesso dos negócios por meio de locais de trabalho diversificados e inclusivos. A Associação de Mulheres da PACCAR busca aumentar o número de mulheres em cargos de liderança da PACCAR, fornecendo oportunidades educacionais, de networking e de mentoria para funcionários em todos os níveis. PACCAR, Kenworth, Peterbilt, PACCAR Parts e Dynacraft foram homenageadas pela Women in Trucking Association como a Melhor Empresa para Mulheres Trabalharem em Transportes em 2020.
A PACCAR comemora o reconhecimento como a
“Melhor Empresa para Mulheres” na cidade de Nova York
A PACCAR é líder global em tecnologia no projeto, fabricação e suporte ao cliente de caminhões leves, médios e pesados de alta qualidade sob as placas de identificação Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e fabrica motorizações avançadas, fornece serviços financeiros e tecnologia da informação e distribui peças de caminhões relacionadas ao seu negócio principal.
Este comunicado contém “declarações prospectivas” de acordo com o significado da Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados. Essas declarações são baseadas nas expectativas atuais da administração e estão sujeitas a incertezas e mudanças das circunstâncias. Os resultados reais poderão diferir materialmente daqueles incluídos nessas declarações devido a uma variedade de fatores. Mais informações sobre esses fatores estão contidas nos arquivos da PACCAR junto à Securities and Exchange Commission.