A participação chinesa na Automechanika Frankfurt 2024 é um reflexo claro da crescente expansão global do setor automotivo do país, mesmo diante de barreiras comerciais impostas por mercados internacionais. Com quase 900 fornecedores chineses presentes e fabricantes de veículos elétricos como BYD, Geely, Hongqi e GAC International, a feira evidencia o esforço da China em fortalecer sua presença no mercado europeu. A estratégia das montadoras chinesas se concentra em aumentar a visibilidade e credibilidade das suas marcas no pós-venda, especialmente em um momento em que o mercado europeu levanta questões sobre os subsídios recebidos por veículos elétricos fabricados na China.
Victor Yang, vice-presidente sênior da Geely, reafirmou o compromisso da montadora com o mercado europeu durante uma coletiva de imprensa, destacando que, mesmo com algumas atitudes adversas em relação à China, a Geely “nunca se voltará contra a Europa”. A marca, que vendeu aproximadamente 200 mil veículos na Europa no primeiro semestre de 2024, se prepara para enfrentar tarifas de até 19,3% impostas pela Comissão Europeia, o que, segundo a empresa, é uma medida decepcionante.
A Automechanika 2024 também mostra a força dos fornecedores chineses, que dobraram sua presença em relação aos fornecedores alemães na feira. Isso demonstra a crescente influência dessas empresas na cadeia de suprimentos global, enquanto montadoras chinesas começam a planejar a produção local na Europa para contornar barreiras comerciais. Além disso, a participação das montadoras chinesas nas vendas de veículos de passeio na Europa cresceu de 12% para 17% no primeiro semestre de 2024.
Um estudo recente da PwC-PricewaterhouseCoopers, destacou que os fornecedores alemães enfrentam dificuldades para investir em inovações tecnológicas devido à ênfase na eficiência de custos e ao acesso limitado ao capital. Em contraste, as empresas chinesas, muitas vezes apoiadas pelo governo, investem fortemente em baterias e software, ganhando participação de mercado sobre os concorrentes alemães e japoneses.
Mesmo com esse cenário desafiador, a Europa continua a liderar em inovação, como afirmou Frank Schlehuber, da associação europeia de fornecedores CLEPA. Ele ressaltou que, apesar da relocação da produção automotiva, a Europa mantém sua liderança devido à legislação robusta e à confiança que oferece às empresas independentes.