Localizada entre o canal do escapamento e o coletor de admissão do motor, a válvula EGR, do inglês Exhaust Gas Recirculation, é um sistema que direciona parte dos gases do escapamento até um circuito de admissão, ajudando na diminuição da temperatura de combustão.
No entanto, essa válvula pode ser bloqueada em estado aberto por corpos estranhos provenientes do catalisador, devido a pulsações na seção de escapamento, como fragmentos de um catalisador danificado ou pingos de solda provenientes da fabricação do catalisador, e podem ser aspirados nos tubos de recirculação dos gases de escape, ou por vácuo na seção de admissão de motores a gasolina.
Quando esse corpo estranho bloqueia a válvula EGR em estado aberto, os gases de escape são reciclados permanentemente, provocando o funcionamento irregular do motor com perda de potência e solavancos.
No canal da Motorservice no Youtube, está disponível um vídeo sobre este tema https://www.youtube.com/watch?v=qs3z-PKFLAs, que inclusive mostra como verificar os danos no catalisador com o auxílio de um endoscópio. A substituição da válvula deve ser feita através da abertura do sensor do controle à frente do catalisador.
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Fonte: Portal da Autopeça