BYD conclui operação experimental com ônibus autônomo para o Aeroporto Internacional de Haneda, em Tóquio

/
6 minutos de leitura

Em parceria com a maior companhia aérea do Japão, a All Nippon Airways (ANA), a BYD concluiu uma operação experimental de 10 dias de um ônibus autônomo, no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, no Japão. Este é o primeiro ônibus autônomo da BYD testado e usado em cenários reais e marca uma tentativa ousada da companhia aérea ANA de imaginar um aeroporto “Simples e Inteligente”. Com este ônibus, o Aeroporto de Haneda se tornará o primeiro aeroporto internacional do país a realizar a operação piloto de um ônibus autônomo.

BYD e ANA conduzem operação experimental de ônibus autônomo no Aeroporto Haneda de Tóquio

O ônibus BYD K9 tem capacidade de transportar até 57 pessoas. Durante a experiência, a equipe do aeroporto fará testes de direção autônoma em uma área específica para coletar dados essenciais para ajudar os desenvolvedores a melhorar as funções de direção autônoma e a eficiência operacional do veículo no futuro.

Realizado em conjunto pela ANA, BYD, BOLDLY e Advanced Smart Mobility, o projeto passou por três rodadas de testes de 2018 a 2020. A ANA planeja colocar o ônibus ainda em 2021 em operação diária para atingir plenamente sua meta de construir um aeroporto “Simples e Inteligente” até 2025.

“Na ANA, estamos constantemente procurando maneiras de aproveitar a tecnologia para aprimorar as operações e a eficiência”, disse Masaki Yokai, vice-presidente sênior da ANA. “Além de representar um avanço significativo para os aeroportos, os ônibus autônomos totalmente elétricos resultarão em menos emissões e redução da pegada de carbono nos aeroportos. Estamos otimistas de que esses testes nos darão as informações de que precisamos para continuar a melhorar essas tecnologias e permitirão à ANA manter sua liderança em inovação autônoma. “

Liu Xueliang, Gerente Geral da Divisão de Vendas de Automóveis da BYD Ásia-Pacífico, disse: “A BYD está muito honrada em se juntar à ANA para realizar este abrangente teste de direção autônoma no Aeroporto de Haneda. Acredito firmemente que esta cooperação de quatro partes irá oferecer às pessoas uma experiência de viagem mais inteligente, segura e limpa no futuro”.

Com benefícios ambientais notáveis e produtos confiáveis, a BYD gradualmente ganhou confiança e reconhecimento no Japão. Partindo de Kyoto, os ônibus BYD entraram sucessivamente em muitos lugares no Japão, como Okinawa, Fukushima, Iwate, Yamanashi, Tóquio e Nagasaki. Hoje em dia, a BYD fornece soluções inteligentes e ecológicas para cada vez mais países e regiões.

BYD – gigante global da energia limpa

A BYD foi por quatro anos consecutivos (de 2015 a 2018) a maior fabricante global de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in. A empresa está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. Superando 220 mil funcionários distribuídos em mais de 30 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram acima de 24 mil patentes). A BYD é ainda a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo. Em 2019, a empresa alcançou a terceira posição entre as companhias que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune, e, em 2016, ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, entre outros prêmios internacionais. 


No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta, para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse importante mercado no Brasil. Em 2020, a BYD iniciou a operação de sua terceira planta fabril no País, em Manaus, para a produção de baterias. A BYD também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. A BYD Brasil emprega 365 funcionários nas cidades de Campinas, São Paulo, Salvador, Manaus, Vitória, Curitiba e Rio de Janeiro.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Você sabia que as oficinas devem cuidar do cadastro dos seus clientes para atender a lei de proteção de dados – LGPD?

Próximo

TecDoc em tempo real