Nos dias 16 e 17 de outubro, o Congresso SAE BRASIL 2024, que acontece no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, trará uma discussão central sobre o conceito de Software Defined Vehicle (SDV). O painel abordará como a separação entre o ciclo de vida do hardware e do software está remodelando o setor automotivo, oferecendo oportunidades para atualizações contínuas, funcionalidades sob demanda e novos modelos de negócios baseados em serviços.
Segundo Túlio Coletto, Gerente de Projetos e Desenvolvimento de Produtos da Bosch Brasil, a transição para Veículos Definidos por Software está alinhada com as demandas globais de eficiência e conectividade e tem o potencial de revolucionar o mercado brasileiro. “O SDV não só torna os veículos mais inteligentes e conectados, mas também oferece às montadoras agilidade no desenvolvimento e novos fluxos de receita. Essa evolução é uma resposta direta à digitalização e à necessidade de entregar uma experiência ao consumidor que esteja sempre em transformação”, afirma Coletto.
O painel também discutirá os desafios e expectativas dos SDVs, incluindo a complexidade funcional crescente e a necessidade de um aumento na força de trabalho de software. Bernd Graef, Diretor | Engenheiro-Chefe de Clientes da América do Norte na ETA e um dos palestrantes, destacará como o SDV pode agregar valor aos OEMs (fabricantes de equipamentos originais) por meio de desenvolvimento ágil e modularização do hardware. Além disso, ele abordará a importância da colaboração em open-source e a padronização de middleware como soluções para acelerar a inovação e melhorar a qualidade e entrega de software. A palestra de Abel Carbonell, Head de Eletrônica e CAV na Applus IDIADA e especialista em soluções automotivas, trará uma visão prática sobre como o SDV pode ser adotado em mercados como o Brasil, alinhando-se com as tendências globais e a crescente importância do software no desenvolvimento de veículos.
Coletto ainda acrescenta que o Brasil pode se beneficiar dessa tendência, implementando novas tecnologias para aumentar a competitividade global e preparando o setor automotivo local para um futuro mais sustentável e orientado ao software. “O Brasil tem uma oportunidade de se destacar no desenvolvimento de soluções inovadoras, aplicando o conceito de Local for Global, aproveitando a força de trabalho qualificada para desenvolver tecnologias que possam ser replicadas internacionalmente”, afirma.
Assim, o SDV representa uma transformação para a mobilidade, ao mesmo tempo em que promete veículos mais ágeis, eficientes e sustentáveis e abre novas portas para parcerias e modelos de negócios no setor automotivo, sinalizando um futuro dinâmico e promissor para a indústria no Brasil.
Serviço
31º CONGRESSO E MOSTRA INTERNACIONAIS DE TECNOLOGIA DA MOBILIDADE SAE BRASIL
Data: 16 e 17 de outubro, das 09 às 18h
Local: Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera
Fonte: Máquina | saebrasil@maquinacohnwolfe.com