Foton fecha parceria com SENAI para treinar reparadores das concessionárias da marca

/
6 minutos de leitura
  • Iniciativa tem como objetivo manter a excelência do atendimento de pós-venda da Foton no País
  • Primeiro treinamento teve como foco principal as picapes Tunland, o caminhão semileve Aumark S 315 AMT e o caminhão semipesado Auman 17T
  • Aulas foram ministradas por técnicos da matriz chinesa

Com o objetivo de manter a excelência de seus serviços de pós-venda e atendimento aos clientes no Brasil, a Foton realizou uma parceria com o SENAI Ipiranga, em São Paulo (SP), para treinar as equipes de oficina de suas concessionárias.

O primeiro treinamento foi voltado à manutenção de veículos que estão prestes a chegar ao País e recebeu profissionais especializados em reparação automotiva de diversas concessionárias do Brasil. O curso teve como foco principal as picapes Tunland, o caminhão semileve Aumark S 315 AMT e o caminhão semipesado Auman 17T, que foram apresentados ao mercado brasileiro no último mês de junho, estão atualmente em fase de homologação e começarão a ser vendidos no País nos próximos meses. 

O treinamento também promoveu uma reciclagem em relação aos caminhões da linha Aumark S que a Foton já comercializa no Brasil: o semileve Aumark S 315 MT, os leves Aumark S 715 e Aumark S 916, além do médio Aumark S 1217.

O curso foi ministrado por profissionais do departamento técnico da matriz chinesa da Foton. São instrutores que viajam por vários países para disseminar seu conhecimento entre os colaboradores da Foton e padronizar a excelência dos serviços de pós-venda da montadora ao redor do mundo.

“Escolhemos o SENAI Ipiranga para sediar esse treinamento, pois trata-se de uma instituição de excelência em formação técnica”, diz Darren Lu, Diretor Geral da Foton no Brasil. “Suas instalações modernas e bem equipadas oferecem um ambiente ideal para um aprendizado prático sobre nossos veículos. As equipes de oficina de nossas concessionárias saíram de lá preparadas para atender nossos clientes com o máximo de eficiência”.

A programação prevê mais treinamentos voltados a reparadores de concessionárias nos próximos meses.

Treinamento sobre sistema elétrico, motor e transmissão dos veículos
“O treinamento abordou aspectos fundamentais como circuitos elétricos, diagnóstico de falhas e sistemas eletrônicos de controle”, explica Darren. “No que diz respeito ao motor, foram discutidos princípios de funcionamento, componentes principais e diagnóstico de falhas. Quanto à transmissão, o treinamento incluiu o funcionamento dos sistemas de transmissão manual e automatizada, além de aspectos de manutenção e características do produto. Em todas as aulas, tivemos a chance de conhecer novas tecnologias e enriquecer nosso conhecimento com as trocas de informações. Também foram abordadas técnicas básicas de conserto de defeitos, proporcionando uma visão abrangente para lidar com diferentes situações no dia a dia da manutenção dos veículos Foton”.

O impacto positivo do treinamento nos serviços de pós-venda da Foton será significativo, com diagnósticos mais precisos e intervenções mais eficazes. Isso resultará em atendimentos mais rápidos e eficientes, aumentando a satisfação dos clientes. 

Aumark S 315 AMT, Tunland e Auman 17T 
Com previsão de lançamento no Brasil até o final deste ano, o Aumark S 315 AMT tem Peso Bruto Total (PBT) de 3.500kg e é ideal para operações logísticas de pequenas, médias e grandes empresas que necessitam transportar mercadorias, ferramentas e equipamentos dentro de ambientes urbanos e entre cidades.

Com motor Cummins 2.5 de 150 cv e 400 Nm de torque, o veículo tem transmissão manual automatizada (AMT) de cinco velocidades fabricada pela ZF. A tecnologia proporciona uma experiência de condução mais confortável e eficiente, especialmente em tráfego urbano intenso, onde as trocas de marcha frequentes podem ser cansativas para o motorista.

As picapes Tunland, por sua vez, começarão a ser vendidas no Brasil no começo de 2025. Os veículos vêm com motor 2.0L diesel Aucan e motor elétrico de 48V da Valeo de 4 cilindros com turbocompressor tipo VGT (Turbocompressor de Geometria Variável), sendo os únicos modelos híbridos a diesel/elétrico do mercado brasileiro. Trata-se de um sistema capaz de entregar até 175 cv de potência máxima e 450 Nm de torque máximo, garantindo desempenho excepcional, tanto para o transporte de cargas como para aventuras off-road. 

Já o caminhão semipesado Auman 17T tem PBT de 17 toneladas e vem equipado com motor Cummins F4.5L, com 220 cv de potência e 820 Nm de torque. A transmissão manual de 6 velocidades da ZF, por sua vez, otimiza o consumo de combustível e a se adapta às condições de carga e terreno, garantindo uma operação eficiente e econômica.

Fonte: MM Editorial

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Primeiro motor totalmente projetado e produzido pela HORSE irá equipar o novo Dacia Bigster

Próximo

Rota Fenatran vai debater o futuro do transporte rodoviário de cargas no Brasil