Pierburg destaca as diferentes características na composição do aditivo do líquido de arrefecimento e a influência na aplicação das bombas da água

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Aditivos devem seguir as especificações do fabricante, minimizando, assim, o risco de superaquecimento, corrosão de componentes do sistema e até mesmo danificar bomba de água, motor, turbo compressor e motor

Peça central do sistema de arrefecimento, a bomba de água é fundamental para o desempenho do motor. É ela que auxilia na refrigeração do motor, diminui a necessidade de potência, reduzindo as perdas de atrito, o consumo de combustível e emissões de poluentes. Item que possui elevada durabilidade, requer alguns cuidados, como ter especial atenção com o aditivo que se coloca no sistema de arrefecimento.

A Motorservice, divisão do grupo Rheinmetall, que comercializa bombas de água da Pierburg destaca um detalhe importante sobre o aditivo composto por monoetilenoglicol que não atende todas as montadoras, portanto não protege todos os sistemas e todas as tecnologias de bombas de água mecânicas ou elétricas.

Há diversas especificações diferentes de aditivos. As bombas elétricas, por exemplo, são lubrificadas e refrigeradas pelo próprio aditivo, que corre por dentro da peça. Há veículos da BMW e outros de outras marcas que contam com uma bomba elétrica principal e não é qualquer aditivo que pode ser colocado, mesmo que contenha monoetilenoglicol, pois há variações, fundamentais para evitar corrosão dos componentes do sistema de arrefecimento. Ele baixa o ponto de congelamento, controla a condutividade elétrica, essencial para sensores e injeção eletrônica, e, ainda, eleva o ponto de ebulição. Existem carros, inclusive, que atuam com variações de temperaturas 80 graus, 90 até 110 graus e utilizam bomba auxiliar, outros com duas bombas elétricas, com bomba mecânica e elétrica, muitas configurações. O líquido interfere diretamente na vida de todo o sistema de arrefecimento, durabilidade do motor e até mesmo transmissão automática já que passa por dentro do trocador de calor, bem como no turbocompressor, peça que tem longa vida e requer atenção.

A recomendação é, na hora da manutenção, se necessário trocá-la, sempre aplicar bombas de água mecânica e ou elétrica, auxiliar ou principal, de qualidade e utilizar aditivos, seguindo sempre as especificações do fabricante.

A Motorservice oferece no mercado de reposição bombas de água mecânicas, mecânicas variáveis, elétricas e de circulação.

Para saber mais sobre o assunto, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=rIqozJDA14s no canal da Motorservice no YouTube.

Fonte: Verso Comunicação

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