Por: Marcelo Cavalcante
As vendas de automóveis e comerciais leves em novembro foram de 241.176 unidades, volume 19.60% acima do mesmo período do ano anterior e 3,48% abaixo do realizado em outubro.
As vendas em novembro foram as melhores para o mês dos últimos 10 anos, superando inclusive o ano de 2019.
Com apenas 19 dias úteis a média diária de novembro foi novo recorde no ano, foram vendidos 12.693 veículos dia.
A modalidade de vendas diretas alavancada pelas locadoras encerrou novembro com uma participação de 56,81%, a maior do ano, registrando um crescimento de 6,49%.
O varejo encerrou o mês com 104.153 veículos, volume 14% abaixo do realizado em outubro, ficando dentro das expectativas e projeções para um mês com 19 dias úteis.
No acumulado do ano as modalidades de vendas de varejo e atacado (VD) estão equilibradas, seguindo a tendência dos últimos anos.
O varejo acumula uma venda total em 2024 de 1.144.123 veículos, com uma participação de 51,05%, seu volume registra uma crescimento de 15,74% ante o ano anterior.
As vendas diretas fábricas venderam no acumulado de 2024 1.096.995, com uma participação de 48,95%, seu volume anota um crescimento de 14,95% ante o ano anterior.
Os dados prévios de eletrificados apontam novo recorde de vendas mensais, foram comercializados em novembro 17.224 unidades, volume 7,42% acima do mês anterior. No ano já foram vendidos 155.875 unidades, registrando um crescimento de 100,68%.
Vamos detalhar o segmento de eletrificados em um artigo a parte que será publicado amanhã.
RANKING DE MARCAS
As vendas acumuladas em novembro totalizaram 2.241.118 unidades, volume 15,36% acima do realizado em 2023, quando comparamos com o ciclo pré pandemia (ano 2019) o setor recua 6,89%.
No ranking de montadoras a Fiat caminha para o quarto ano consecutivo na liderança, a marca vendeu em novembro 48.958 unidades e no acumulado 471.129 veículos, sua carteira de vendas em novembro foi concentrada 69% na atacado. Seu desempenho em relação ao ano anterior é de crescimento de 9,89% e quando comparamos com o ciclo pré pandemia a marca avança 41,80%. Mesmo com um excelente desempenho a Fiat perdeu participação nesses primeiros 11 meses, seu share é de 21% e anota uma queda de 4,73% ante o ano anterior.
A segunda posição do mês mais uma vez ficou com a VW com 41.289 unidades no mês e 360.059 no ano, volume 19,45% acima de 2023, em relação ao ano de 2019 a marca recua 2,74%. Sua carteira de vendas de novembro foi concentrada 67% no atacado, sua participação de mercado registra um crescimento de 3,55%.
A terceira posição permanece com a GM, a marca vendeu em novembro 30.255 veículos e no acumulado 282.442, seu desempenho está 4,46% abaixo do ano de 2023 e 34,38% inferior ao ciclo pré pandemia. Sua carteira de vendas do mês foi concentrada 59% no atacado e sua participação de mercado recua 17,17% ante o ano anterior.
A Hyundai foi um dos destaques de novembro, anotando um crescimento de 9,61% com vendas de 25.388 unidades no mês e 185.937 no acumulado, registrando um crescimento de 12,73% ante o ano anterior, quando comparamos com o ciclo pré pandemia a marca recua apenas 1,45%.
A Renault fechou novembro com um crescimento de 22,75%, com vendas mensais de 15.831 unidades, no acumulado a marca já vendeu 121.242 veículos, anotando um crescimento de 9% ante o ano anterior.
No quadro abaixo podemos analisar a evolução da participação de mercado no ciclo de 2019 até 2024, nas marcas de volume a Fiat saiu de uma participação em 2019 de 13,80% para 21% no exercício atual, isso representa um crescimento de 52,30%.
A Caoa Chery também se destaca no ganho de participação de mercado nos últimos 5 anos, a marca cresceu 232% quando comparamos o ano de 2024 com 2019 e 76% quando comparamos 2024 com o ano de 2019.
As novas entrantes BYD e GWM também se destacam pelo crescimento acelerado nos últimos doze meses.
Obviamente para alguém ganhar participação de mercado alguém precisa perder, a JEEP teve um ciclo de crescimento entre os anos de 2020 até 2022 e registra queda nos últimos dois anos, parte desses consumidores migraram para as SUVs da BYD, Caoa Chery, GWM e Hyundai.
A GM é um capítulo a parte, suas perdas são resultado de vários fatores, os novos investimentos devem melhorar esse cenário nos próximos anos.
Cada marca tem suas estratégias, ganhar mercado rápido é sempre um bom começo, mas conseguir manter a participação é o grande desafio.
RANKING DE MODELOS
O VW/Polo liderou as vendas em novembro com 14.711 unidades, volume 1,72% abaixo de outubro, no acumulado do ano o modelo está na segunda posição, com 126.709 registros.
A Fiat/Strada ficou com a segunda posição, foram vendidos no mês 12.361 veículos, anotando uma queda de 15,57%. No acumulado o comercial leve segue na liderança com 128.451 unidades.
O Hyundai/HB20 ficou com a terceira posição, o modelo vendeu 12.353 veículos e registrou um crescimento de 14,43%. No acumulado ele já vendeu 87.139 veículos e está na 4.ª posição.
Destaques positivos para o Renault/KWID que registrou um crescimento de 56,49%, Hyundai/HB20 Sedan que cresceu 56,30%, Renault/Kardian aumento de 40% e o BYD/Song que vendeu 3.247 unidades e registrou um crescimento de 39,19%.
Outras análises serão feitas em nosso artigo do fechamento dos elétricos e híbridos, desejamos a todos uma ótima leitura e um mês de dezembro repleto de realizações.