Valeo do Brasil está pronta para a evolução tecnológica veicular

6 minutos de leitura
  • Empresa celebra 50 anos de operação no Brasil, comprometida com a descarbonização da indústria automobilística, do berço ao túmulo
  • Tecnologias do Grupo Valeo atendem a todos os mercados, conforme o grau de evolução de cada um

A Valeo comemora cinco décadas de presença no Brasil, marcadas por avanços tecnológicos e transformações nos processos produtivos. Desde 1974, a empresa lidera a evolução do setor automotivo no país, redefinindo a experiência de mobilidade e se estabelecendo como referência em tecnologias inovadoras e sustentáveis.

A Valeo no Brasil se destaca pela produção local, e também por sua autonomia e criatividade frente aos desafios econômicos enfrentados no país. “A resiliência, a flexibilidade, o compromisso e as habilidades do time brasileiro são reconhecidas globalmente, que tem sido fundamental para o sucesso da empresa. Estamos orgulhosos dessa trajetória e prontos e motivados para os próximos 50 anos que estão por vir”, pontua Mauro Dias, presidente da Valeo América do Sul.

Entre os diversos desenvolvimentos que atestam a evolução tecnológica da Valeo no Brasil, estão os sistemas de climatização mais leves e eficientes, essenciais para o conforto e a economia dos veículos. “Antigamente, os sistemas de climatização eram pesados e dependentes de processos ultrapassados. Hoje, trabalhamos com componentes mais leves, de alta performance e alinhados às demandas de sustentabilidade”, relembra Daniel Antoniazzi, gerente de Engenharia Térmica, na Valeo desde 1999. “No início dos anos 2000, o ar-condicionado pesava em torno de 12,5kg. Ao longo dos anos, foi evoluindo, até chegar aos atuais 8,5kg, e com melhor performance”, exemplifica.

Carlos Chagas, que começou na empresa em 2003, como técnico de manutenção, e hoje é diretor de Engenharia da Valeo Divisão Power, reforça a adaptação da Valeo às transformações do mercado, citando o desenvolvimento de motores mais eficientes, sistemas de stop-start e alternadores de alto desempenho. “Essas tecnologias não apenas ajudaram a reduzir o impacto ambiental, mas também atenderam às demandas de fabricantes e consumidores por veículos mais sustentáveis e econômicos.”

Com 35 anos de história na empresa, Sergio Noriega, diretor-geral da Valeo Divisão Power

Drive e limpadores, relembra a evolução estrutural e de gestão da Valeo. “Quando comecei, a fábrica era modesta. Hoje, somos um grande complexo industrial, com três unidades modernas, que atendem às necessidades dos mercados local.”

É um complexo industrial que passou por processos de modernização, integrando tecnologias de baixo consumo energético. Com uma abordagem baseada na economia circular, a empresa reduziu significativamente o uso de recursos naturais, aumentando a eficiência e diminuindo os resíduos gerados. Entre as mudanças mais notáveis, destaca-se a digitalização da cadeia produtiva e a automação avançada. Essas melhorias não apenas reduziram custos operacionais, mas também aumentaram a precisão e a qualidade dos produtos finais.

Os próximos passos da empresa incluem expandir sua atuação no mercado de veículos híbridos e elétricos, alinhando-se às tendências globais e às regulamentações ambientais. “Trabalhamos para desenvolver soluções que atendam ao presente, e que preparem o Brasil para o futuro da mobilidade sustentável”, diz Chagas.

Hibridização leve: o marco de 2024

A celebração dos 50 anos de operação no país coincide com o lançamento do iBSG, primeiro sistema Belt Starter Generator 12V/48V para motor flex fuel, fabricado localmente. “Somos pioneiros ao trazer essa solução para o mercado nacional, um passo estratégico em direção à redução de emissões de CO₂ e à democratização da eletrificação automotiva no país”, continua Chagas.

Outra novidade que chegará ao Brasil em breve é o limpador de para-brisas AquaBlade™, que entrega limpeza precisa ao integrar a distribuição uniforme da água ou fluido de lavagem ao longo de toda a lâmina. Dentre os benefícios, a inovação melhora a visibilidade e reduz o consumo de água em aproximadamente 50%, por veículo, atendendo às exigências ambientais e de segurança.

Globalmente, são inúmeros os desenvolvimentos da Valeo, que estão prontos para serem adaptados às demandas locais, a exemplo dos sistemas térmicos que incluem o gerenciamento de baterias para veículos elétricos e híbridos. Dentre eles, destaca-se  o Smart Heat Pump, que otimiza o uso de calor nos veículos, melhorando a eficiência energética.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Valeo celebra 50 anos de Brasil na vanguarda da tecnologia da mobilidade sustentável

Próximo

ZF recebe importante prêmio de inovação da CLEPA por motor elétrico sem terras raras

Pular para o conteúdo