Empresa reforça compromisso com o avanço da mobilidade elétrica, impulsionada pela oferta de novas soluções e serviços ao mercado brasileiro de mobilidade elétrica
Em 2024, o Brasil ultrapassou o número de 300 mil unidades de veículos elétricos em circulação, e segundo dados compilados pela NeoCharge, o mercado registrou um crescimento de 107% em comparação a 2023. A considerar apenas veículos 100% elétricos, o aumento foi de 356%, passando de 16.039 unidades em setembro de 2023, para 73.157 no mesmo período deste ano.
Neste cenário de expansão, a NeoCharge – empresa referência nacional em soluções em infraestrutura de recarga para veículos elétricos – finaliza o ano em ritmo acelerado: o faturamento no segundo semestre foi 50% superior ao primeiro, motivada especialmente pela ampliação do portfólio e a chegada dos novos carregadores DC da marca.
“Foi um ano de avanços dentro das soluções que oferecemos, motivados pela necessidade em apresentar as melhores soluções a esse mercado em franca expansão no Brasil. Nem alguns percalços como a volta da taxação para veículos importados foi capaz de deter o desenvolvimento esperado para o setor, que poderia ter sido ainda maior”, afirma Ayrton Barros, Diretor Geral da NeoCharge.
“Para 2025, a expectativa é de maior incremento na nossa receita, com novas ofertas em hardware, plataforma de gestão e na prestação de serviços. Também esperamos um reaquecimento da área de condomínios, que recebe um olhar especial da empresa”, acrescenta.
Lançamento de carregadores
Este ano, a NeoCharge apresentou novas soluções ao mercado brasileiro: primeiro, o carregador portátil NC302, adaptável a diferentes tipos de tomadas e situações, capaz de oferecer recarga de até 7,4 kW; e os carregadores Wallbox NC5000 e Wallbox NC6000, equipamentos de alto desempenho, baixa manutenção e ideais para residências, condomínios, comércios e postos de combustível.
Além disso, a empresa também apresentou como grandes lançamentos de 2024 o Carregador DC NeoCharge NDC30, que oferece recargas com tempo entre 40 e 80 minutos, e o Carregador DC NeoCharge – NDC60, capaz de recarregar o veículo de 30 a 40 minutos usando somente um plugue, ou até 80 minutos, usando os dois plugues de forma simultânea.
Os novos carregadores possuem alto desempenho, assistência técnica no Brasil pela NeoCharge, baixa manutenção, com possibilidade de carregamento compartilhado e são ideais para uso comercial, em postos de abastecimento em rodovias, lojas de conveniências, estacionamentos, e centros empresariais.
“Nossa expectativa de que 2024 seria mais um ano de recordes se confirmou. É preciso que a infraestrutura de recarga oferecida ao usuário acompanhe a evolução do mercado, com soluções cada vez mais eficientes e seguras”, acrescenta Ayrton Barros.
Mobilidade elétrica no Brasil
Apesar dos números positivos, em 2024 o mercado de veículos elétricos no Brasil passou por percalços, como a volta da taxação sobre os veículos importados e a consulta pública do Corpo de Bombeiro de São Paulo em relação a condomínios. Para o Diretor Geral da NeoCharge, isso não comprometeu os resultados no acumulado do ano.
“A volta da taxação sobre os veículos importados não afetou o crescimento e temos grandes expectativas em relação ao início da produção brasileira de veículos elétricos em 2025, com as fabricantes BYD e GWM, que vão começar a entregar carros em território brasileiro”, acrescenta Ayrton. “Em outra frente, existe um trabalho conjunto da ABVE com o Corpo de Bombeiros (CBPMESP) e o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), que já anunciou que a emissão do Auto de Vistoria (AVCB) para edificações com equipamentos de recarga de veículos elétricos segue ativa, desde que essas instalações estejam de acordo com as normas técnicas vigentes, o que já acontecia”, finaliza Ayrton.