Por: Marcelo Cavalcante
Os veículos eletrificados venderam na 1.ª quinzena de dezembro 9.900 unidades, esse volume representa um crescimento de 43% em relação ao mesmo período do mês anterior.
O crescimento do setor está concentrado nas 3 marcas eletrificadas e na Fiat com sua nova linha híbrida leve.
A BYD puxa as vendas do mês com vendas de 4.591 unidades, o equivalente a 46,37% das vendas do segmento, esse volume representa um crescimento de 61% quando comparado com o mês de novembro.
A Volvo anota um crescimento de 36,5%, GWM avança 12% e a Fiat com sua linha recém lançada linha cresce mais de 500%, suas vendas parciais representam 13% do total vendido no mês.
No acumulado do ano já foram vendidos 165.810 unidades de veículos elétrico e híbridos, se o ritmo for mantido vamos ultrapassar os 178 mil veículos eletrificados em 2024.
Modelos elétricos mais vendidos na 1.ª quinzena.
Os veículos 100% elétricos venderam na 1.ª quinzena 2.059 unidades, representando apenas 20,80% do volume vendido em dezembro, no acumulado do ano os modelos 100% elétricos ainda seguem na liderança com 59.278 unidades.
O modelo elétrico mais vendido na parcial é o BYD/Dolphin Mini com 847 unidades, no ano o modelo já vendeu 20.948 veículos.
Na segunda posição da parcial está o Volvo/Ex30 com 259 unidades, no acumulado do ano ele está na 6.ª posição com 2.653 registros.
Fecha o trio dos elétricos o BYD/Dolphin com 239 unidades vendidas no mês, no acumulado ele está na segunda posição com 14.911 registros.
Modelos híbridos mais vendidos na 1.ª quinzena.
Os veículos híbridos venderam na quinzena 7.841 unidades, sendo 4.524 tipo PHEV (Plug-in), 1.873 MHEV (híbrido leve) e 1.444 tipo HEV (híbridos puros), no total do ano os veículos híbridos já venderam 106.502 unidades.
O hibrido mais vendido na parcial do mês é o BYD/Song com 2.353 unidades, seguido pelo GWM/Haval 6 com 1.000 vendas e fecha o trio o BYD/King com 908 emplacamentos.
O recém chegado Fiat/Fastback já ocupa a 4.ª posição com 850 entregas e o Pulse HYB está na sexta posição com 441 emplacamentos.
Obviamente o resultado da parcial é surpreendente, mas é preciso fazer algumas observações.
O grande volume de estoque de algumas marcas está propiciando descontos e condições comerciais acima da média do setor, a antecipação da importação de mais de 70 mil veículos para evitar o aumento das alíquotas, concede principalmente para a BYD uma vantagem competitiva na reta final do ano, que inclusive deve estender-se para o 1.º trimestre de 2025.
De qualquer forma os resultados do ano demonstram que existe espaço para novos produtos, novas tecnologias, o segmento vai seguir 2025 em um ritmo acelerado.
A déficit da balança comercial segue sendo uma grande preocupação para o setor, se nada for feito esse número tende a aumentar para o ano de 2025, mas esse é assunto para outro post.
Desejo a todos boas vendas e ótimos negócios.Ative para ver a imagem maior.