- ZF reforça sua posição como líder mundial fornecedora de componentes, módulos e sistemas de chassis a partir de uma única fonte
- Com a negociação com uma montadora global, ZF equipará cerca de cinco milhões de veículos com tecnologia de Freio Eletromecânico ao longo da vigência do contrato
- Como pioneira da indústria em tecnologia de chassis, a ZF lidera o caminho em sistemas de brake-by-wire que não exigem conexões mecânicas, além de sistemas de direção inovadores
Após garantir um grande contrato com uma montadora global, a ZF se posicionou como a principal fornecedora mundial de componentes de chassis. O acordo enfatiza a importância da recém-criada Divisão de Soluções de Chassis da empresa, que está gerando valor para seus clientes e possibilitando o Veículo Definido por Software com soluções by-wire. Como fonte principal para todos os componentes de chassis em todas as regiões do mundo, a ZF fechou um acordo que inclui a produção em volume planejado de tecnologia de brake-by-wire juntamente com sistemas de direção de ponta para uma única categoria de veículo.
Com o EMB (Tecnologia de Freio Eletromecânico) e by-wire nos freios traseiros, o projeto também incluirá o IBC (Controle Integrado de Freio) da ZF e os tradicionais calipers dianteiros, criando um sistema de frenagem “híbrido” by-wire e hidráulico, que oferece maior flexibilidade à montadora. O acordo também proporcionará tecnologia significativa de direção com o sistema de direção elétrica tipo RCB EPS (Recirculating Ball) da ZF. Essa tecnologia inovadora de frenagem, combinada com sistemas tradicionais de freios e ferramentas de direção inovadoras, fortalecem ainda mais a posição da ZF como líder da indústria no fornecimento de soluções completas de chassis aos seus clientes, além de representar uma importante vitória comercial.
“Estamos orgulhosos em testemunhar a liderança da ZF em tecnologia de chassis gerando valor tangível para nossos clientes. Ao combinar nossos negócios de direção, frenagem, amortecedores e atuadores, bem como nossos negócios de software, em uma única divisão, nosso objetivo foi o de criar a oferta mais completa de produtos e sistemas de Soluções de Chassis do mundo”, afirmou Peter Holdmann, membro do Board Mundial da ZF e Head da Divisão de Soluções de Chassis. “Este centro de competência combinado nos permite oferecer soluções abrangentes que integram engenharia avançada, design inovador e tecnologia de ponta para fornecer desempenho e segurança sem igual”.
O caminho para o veículo definido por software
Com o EMB (Freio Eletromecânico) como um componente-chave da tecnologia de brake-by-wire, a ZF estabelece as bases para o veículo definido por software, que levará a novas funções e recursos, muitos dos quais enfatizam tanto a segurança como o conforto ao dirigir. Um desses recursos que a tecnologia by-wire permite é a capacidade de frear e direcionar o veículo de forma autônoma em uma situação de possível colisão.
“Essa grande conquista comercial mostra que nossa estratégia é correta e bem-sucedida”, disse Holdmann. “Com um portfólio abrangente de produtos que inclui hardware e software, com soluções para controle de movimento de veículos nas dinâmicas verticais, transversais e longitudinais, fornecemos aos clientes conhecimento de sistemas a partir de uma única fonte. É assim que estamos moldando ativamente a transformação para um veículo definido por software”.
Frenagem híbrida combinada com direção sofisticada
O EMB da ZF está no centro do sistema de frenagem ‘seca’, onde o fluido para freio não é mais necessário. A pressão do freio não é gerada pela pressão dos fluidos no sistema hidráulico, mas sim por motores elétricos. Os sinais de freio do pedal para o motor elétrico também são transmitidos de forma puramente elétrica, razão pela qual o termo ‘freio seco by-wire’ é utilizado.
O EMB funciona de maneira integrada com o IBC (Controle de Freio Integrado), um sistema eletro-hidráulico totalmente integrado e sem vácuo, oferecendo desempenho premium para frenagem automática de emergência, recuperação total de energia e opções redundantes de fallback (mecanismo alternativo que é acionado quando o sistema principal não está disponível) para direção automatizada, em segmentos de carros de passeios e pickups.
O sistema “híbrido” é criado com um sistema elétrico no eixo traseiro e hidráulico na frente, contando com os calipers do tipo Colette da ZF, o cáliper flutuante mais amplamente instalado no mundo. Está disponível para carros de passeio e comerciais leves em designs de pistão simples e duplo, tornando-o uma solução de alto desempenho e eficiente em termos de custos e emissão de CO2 para todos os tipos de motorização, incluindo veículos elétricos e híbridos.
O RCB EPS (Sistema de Direção Elétrica tipo Recirculating Ball) da ZF é uma unidade de direção elétrica de 48 V projetada para substituir as aplicações hidráulicas atuais. Ele permite recursos de ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista), além de melhorar a sensação e o desempenho da direção. O RCB EPS suporta recursos de ADAS até o nível 2/2+ e pode ser adaptado para níveis mais altos de direção automatizada. É uma unidade integrada que reduz os custos de montagem do veículo, ao mesmo tempo em que reduz as emissões de CO2.
ZF: Um líder da indústria em Soluções de Chassis
Com mais de 50 anos de experiência no desenvolvimento e produção de sistemas de freios e mais de três bilhões de componentes de freio fabricados, a ZF é uma das maiores e mais renomadas fornecedoras do mundo.
Após a fusão das divisões de “Tecnologias de Segurança Ativa” e “Tecnologias de Chassis para Carros de Passeio” em janeiro de 2024, criou-se uma verdadeira potência da indústria, que oferece o portfólio mais abrangente de sistemas de direção, frenagem e amortecimento puramente eletrônicos para veículos definidos por software, assumindo um papel de liderança no desenvolvimento e industrialização dos sistemas de chassis modernos.
“Como um dos principais fornecedores da indústria automotiva global, nossos produtos de direção e frenagem oferecem conforto e segurança de condução para milhões de veículos ao redor do mundo todos os dias”, acrescentou Holdmann. “A ZF está posicionada de maneira única no mercado com sua gama de atuadores e funções para combinar as três dimensões da dinâmica do veículo”.
Legendas:
- Monitorado pelo Controle Integrado de Freio da ZF, o Freio Eletromecânico e a tecnologia by-wire empregada nos freios traseiros, combinados com cálipers tradicionais na frente, criam um sistema de frenagem “híbrido” único.
- O Freio Eletromecânico da ZF oferece desempenho premium para frenagem automática de emergência, recuperação total de energia e opções redundantes de fallback para direção totalmente automatizada em carros de passeio e pickups.
- Peter Holdmann, membro do Board Mundial da ZF e responsável pela Divisão de Soluções de Chassis.