Desafios e necessidades para os reparadores de motores diesel

7 minutos de leitura

  • Economia, robustez e performance atraem o interesse do consumidor pela tecnologia
  • Presente em picapes e SUV’s, motorização exige conhecimento específico

Eles são robustos, potentes e econômicos, além de oferecer alta performance para quem dirige. Os motores diesel se tornaram populares entre os modelos de picapes e SUV’s, após a chegada do sistema de injeção common rail, no início do século XXI. Conhecer as particularidades desses sistemas é fundamental. Os especialistas da TAKAO, marca de componentes para motor comercializada exclusivamente pela Goop Distribuidora, e referência no mercado de reparação automotiva, Everton Peroni e Marlon Silva, descrevem algumas questões, que envolvem essa tecnologia.

Um dos benefícios mais apreciados dos veículos diesel é a performance. Isso ocorre porque seus propulsores trabalham com uma alta faixa de torque em baixas rotações. Essa característica é muito útil em percursos rodoviários, no ambiente urbano, mas principalmente em situações do tipo “fora-de-estrada”, onde é necessário força para sobrepujar obstáculos. Outra vantagem é a economia com o consumo de combustível. Além de oferecer maior autonomia do que motores flex, o óleo diesel possui um custo de aquisição inferior a gasolina e ao etanol.

O consultor da TAKAO, Everton Peroni alerta para cuidados que devem ser tomados pelos proprietários, ao possuir um modelo diesel. “Diferente do etanol ou da gasolina, o diesel é altamente higroscópico, ou seja, tem uma alta capacidade de absorver umidade. Isso permite a proliferação de fungos e bactérias, que podem contaminar o sistema e provocar a corrosão de componentes, como a bomba d´água e os injetores de combustível, além da carbonização das borboletas do sistema de admissão”.

Já o coordenador técnico, Marlon Silva, chama a atenção para a qualidade do combustível e suas implicações no desempenho e funcionamento do sistema motriz: “Veículos produzidos a partir de 2013 utilizam o sistema EGR de redução de emissões. Nele, o sistema promove a recirculação de parte dos gases emitidos para o coletor de admissão, reduzindo a temperatura de combustão e a emissão de poluentes. Mas para isso é obrigatório que o abastecimento seja realizado apenas com diesel S10, com menor teor de enxofre. O uso de uma mistura inadequada, como o diesel S500, afetará os componentes, como a válvula EGR, que não desempenhará suas funções de forma adequada, podendo levar à pane do sistema”.

Para evitar o problema, os representantes da TAKAO recomendam abastecer sempre com diesel S10, procurando se certificar da qualidade do combustível utilizado. Também, não permanecer com o veículo parado, com o tanque de combustível cheio, por mais de treze dias e, se houver necessidade de longas paradas, manter pouco combustível no tanque. Ao receber um veículo diesel para manutenção, o profissional deve primeiramente verificar suas condições de uso. Estar parado por um longo período é um sinal de alerta.  A qualidade do combustível é outro fator relevante nesses casos.

Veículos comerciais podem ser utilizados em situações mais severas, em ambientes com muita poeira, lama e terra, transportando um grande volume de carga. Isso pode acelerar o desgaste de componentes e exigir uma visita ao mecânico mais cedo. Nesses casos, Peroni recomenda ao reparador sempre verificar as condições dos sistemas de lubrificação e arrefecimento do motor, independente do plano de manutenção do veículo.

“Mesmo que a troca de óleo esteja dentro do prazo previsto, pode haver desgaste ou depreciação prematura do lubrificante, que poderá levar a danos severos e comprometer a saúde do conjunto motriz. Em alguns modelos, essa informação pode ser checada no próprio painel de instrumentos. Também pode ser conferida por meio de um scanner. Outra situação de risco ocorre com o fluido de arrefecimento. Ao perder suas propriedades, provoca o aumento do teor de água no sistema, o que leva à corrosão de diversas peças, como bomba d’água, turbocompressor e bicos injetores, podendo, inclusive, fundir o motor”. Ao constatar tais situações, o consultor recomenda realizar a troca de ambos.

Marlon Silva complementa, ressaltando a necessidade da verificação dos filtros e injetores, essenciais para a boa condição dos motores diesel: “Para um bom equilíbrio e funcionamento do motor é necessário sempre revisar o sistema de filtros”. Entre eles, temos o DPF (Filtro de Partículas Diesel), que remove as partículas de fuligem dos gases de escape e, junto com a válvula EGR, reduz a emissão de poluentes e preserva a integridade do motor. Juntamente com os filtros de combustível, de óleo e de ar, o reparador deve realizar sua substituição, ao notar sinais de desgaste, que indiquem a perda de eficiência do componente. Da mesma forma, o especialista indica a necessidade da limpeza dos bicos injetores, ao se constatar a presença de impurezas que possam estar obstruindo a passagem de combustível.

Para quem deseja se aprofundar sobre este e outros temas técnicos, a TAKAO oferece uma grande variedade de palestras e treinamentos em seu canal, Academia do Motor. Todos os conteúdos são gratuitos e apresentados pelos especialistas da marca. O acesso está disponível no Youtube, no site do canal e pelo aplicativo +Aplicador.

Fonte: Grupo Printer

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