Gigantes do setor automotivo, em parceria com o Instituto Escola do Mecânico, tem como objetivo gerar mão-de-obra qualificada, renda e empregabilidade
Transformar vidas por meio da educação profissional e impactar socialmente gerações. Esse é o propósito que motivou a criação do Instituto Escola do Mecânico — projeto mantido e licenciado pela empresa detentora da marca “Escola do Mecânico”, cuja matriz fica na cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo. Graças ao sonho da empresária Sandra Nalli e a adesão de grandes empresas do setor automotivo, a iniciativa que já existe há mais de dois anos, tem alcançado muitos jovens em busca do primeiro emprego. Todas as ações promovidas são totalmente gratuitas.
O objetivo é um só: capacitá-los para que desenvolvam autoconhecimento e habilidades técnicas, tornando aptos para o mundo do trabalho. Esse é o cerne do Instituto, promover impacto social levando oportunidades de conhecimento do segmento automotivo. O Instituto, que é uma associação sem fins econômicos, de direito privado autonomia administrativa e financeira, foi criado em 2023, e está ancorado pela trajetória da sua fundadora, além de oferecer qualificação baseada em uma metodologia proprietária de ensino para formação de ponta na área da mecânica.
De um lado, temos um mercado sedento e carente de mão de obra qualificada, do outro, jovens com pouca ou sem perspectiva de conseguir uma vaga com carteira assinada. “Tudo começou lá atrás, quando eu participava voluntariamente da capacitação de jovens que cumpriam medidas socioeducativas em unidades da Fundação Casa de Campinas/SP. Claramente, percebia que alguns daqueles jovens queriam mudar de vida e tinham chances reais de regeneração e reintegração na sociedade. E assim foi nascendo em mim o desejo de abrir uma escola que pudesse não apenas vender cursos, mas transformar vidas. Todo esse trabalho no passado motivou a criação do Instituto hoje”, diz Sandra, executiva que já soma mais de 30 anos no setor automotivo e conta com 42 unidades entre próprias e redes franqueadas.
Com a criação do Instituto Escola do Mecânico jovens estão sendo beneficiados com a oportunidade de estudar, contando com a chancela das multinacionais e de empresas genuinamente brasileiras que participam como mantenedoras do projeto, como Renault, Mobil, Toyota, dentre outras. “Criar e cocriar oportunidades de conhecimento com foco em geração de renda e inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social com prioridade para adolescentes e jovens. Levar a educação profissional para todos os cantos deste país para gerar transformação social. Sai do discurso e vemos, na prática, a mudança de verdade acontecer graças a essas parcerias”, pontua Lincoln Moreira, Gerente do Instituto e responsável pelas ações e projetos do Instituto Escola do Mecânico.
A meta para 2025 é alcançar e transformar mais de 250 pessoas. Somente neste mês, serão ofertadas 20 oportunidades de estudo custeadas pela KS Motor Service.