Programa de relacionamento da AkzoNobel com cadeia automotiva ganha fôlego na pandemia e busca novos membros

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O Acoat Selected, a plataforma de serviços da AkzoNobel que reúne oficinas, concessionárias e outros players do mercado automotivo, ganhou força no último ano. Lançado em abril de 2019 no Brasil, esse verdadeiro programa de relacionamento e desenvolvimento de negócios, hoje, tem quase 30 membros e é um ambiente de troca e cooperação, colaborando não somente com o aprimoramento do segmento, mas trazendo resultados paupáveis em tempos desafiadores.

“Um dos pilares do programa é fazer do nosso cliente referência no mercado através da boa gestão do negócio. Sendo parte de uma rede internacional de oficinas, eles atraem o interesse de seguradoras, locadoras, proprietários dos veículos, garantindo desde o bom controle de custos até uma qualidade de serviço acima da média”, afirma Alex Paz, supervisor técnico da AkzoNobel e um dos responsáveis pela regionalização do Acoat Selected. Para 2021 está previsto o crescimento do programa, com a possibilidade para a entrada de membros.

A plataforma Acoat Selected existe há mais de 40 anos nos Estados Unidos e na Europa, onde já está consolidada. Ainda em seus primeiros passos no Brasil, já apresenta exemplos concretos do sucesso dessa iniciativa da fabricante das conhecidas marcas Sikkens e Wanda. “Um de nossos associados estava considerando fechar a oficina, diante da perda da lucratividade e dificuldades em manter a operação. Com o apoio do Acoat Selected, mapeamos os pontos de atenção e indicamos melhorias para serem implementadas. Eles não somente voltaram a crescer, como estão abrindo uma segunda unidade em Curitiba”, conta Ozinei Manzano, gerente de Negócios de Repintura Automotiva da AkzoNobel Brasil.

Amparado pela experiência dos participantes, o programa cria uma rede colaborativa entre diferentes públicos do mercado reparador, para buscar soluções para as mais variadas questões. “Com base na necessidade de cada membro, compartilhamos conhecimentos, apresentamos ferramentas e serviços, e trocamos ideias de como desenvolver o negócio”, afirma Alex Paz. “Reunindo oficinas e também parceiros, como escolas técnicas, seguradoras, certificadoras e empresas de software de gestão, conseguimos dar relevância ao nosso grupo, ao mesmo tempo que procuramos respostas para as necessidades dos nossos membros”, comenta.

Palavra dos participantes – Atualmente, o Acoat Selected conta com 28 membros de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Goiânia, Pará e Bahia. Entre os parceiros do programa estão empresas como Sigma, Orange e Norton.

De acordo com Walter Antonio de Moura Júnior, da oficina Moura, em Goiás, o Acoat Selected traz uma visão diferenciada para o negócio e é um importante networking. “Umas das coisas que evoluímos após definição do plano de ação foi referente à atualização de sistema com o qual trabalhávamos há mais de 18 anos. Migramos para o software parceiro do programa, que hoje gerencia 100% do meu processo. Alguns delays que tínhamos foram corrigidos, simplificamos processos e temos a oficina muito mais na mão. E tudo começou na reunião do Acoat, quando detectamos a oportunidade de melhorias”, conta Júnior. Para abril, o proprietário aguarda o treinamento para recuperação de peças de aço, plásticos e alumínio. “Temos acesso a muito aprendizado”, afirma.

Visão semelhante é compartilhada por outros participantes. “Com esse programa conseguimos trocar experiências com empresários do setor e isso nos faz buscar melhorias no nosso processo. Também temos o apoio da AkzoNobel em toda a parte técnica, o que nos garante qualidade e agilidade nos reparos”, diz Cae Marques, proprietário da Marques & Marques, com três unidades de atendimento em São Paulo.

“Para nós o Acoat representa conhecimento, fortalecimento profissional. Ter informações do nosso ramo de negócio em nível nacional e estar com empresários de sucesso, com contribuições de indicadores para uma gestão mais segura, é motivador e mostra que cada um de nós tem muito a contribuir em busca de melhorias para o nosso setor”, completa Silvio da Silva Rivarolla, da Evolution, oficina em São Paulo.

Por dentro do Acoat Selected – Estatísticas e futuro do mercado reparador; expectativas econômicas; engajamento e retenção de clientes; leis trabalhistas e horas extras; responsabilidade civil e gestão de resíduos são alguns dos temas que os membros do grupo têm acesso, além de conteúdo prático para aplicação de produtos e serviços. “Especialmente em tempos de pandemia, as alterações nas leis trabalhistas geraram várias dúvidas, que foram solucionadas por um consultor”, conta Alex Paz.

Buscando as melhores práticas, os associados acompanham indicadores relacionados à gestão, que podem ser adaptados de acordo com a necessidade do participante, tais como: eficiência de mão de obra, produtividade, metros quadrados por produção, custo fixo versus custo total, percentual de quadro produtivo e tempo médio de reparação. Em uma comparação antes e depois do Acoat Selected, em curto espaço de tempo, os participantes conseguiram aumentar R$ 236 no ticket médio por ordem de reparação e R$ 785 no ticket médio por funcionário.

“As metas são geradas por meio de uma primeira ‘fotografia’ da oficina e são revisitadas frequentemente para ajustes de direção. Todos os dados são digitalizados”, explica Alex Paz. A AkzoNobel também mantém contato com os participantes por meio de visitas de seus técnicos de campo e/ou consultor de serviço e via aplicativo. “Após definido o plano de ação é necessário contato individualizado para apoiar a execução, na expectativa de alcançar os melhores resultados”, complementa Alex Paz, que também responde as dúvidas mais frequentes sobre a plataforma:

Quanto custa participar do Acoat Selected?

Não há custos para ser membro.

Quais os requisitos básicos para participar do Acoat Selected?

A “cláusula” principal para participar é que nosso cliente participe ativamente do programa, compartilhando as boas práticas.

Como participar do Acoat Selected?

Para mais informações, contate:

Fabiano Escalhuze – (11) 2167-1739 /(11) 99121-1701
fabiano.escalhuze@akzonobel.com
Techline – SAC
0800 709 5121
sac.automotive@akzonobel.com

Sobre a AkzoNobel

A AkzoNobel é apaixonada por pintura. Somos especialistas e temos orgulho de produzir tintas e revestimentos, estabelecendo o padrão em cor e proteção desde 1792. Nosso portfólio de marcas de classe mundial – incluindo Coral, International, Sikkens e Interpon – conta com a confiança dos nossos clientes em todo o mundo. Com sede na Holanda, atuamos em mais de 150 países e empregamos cerca de 33.500 pessoas talentosas que são apaixonadas em entregar os produtos e serviços de alto desempenho que nossos clientes esperam. Para mais informações, acesse www.akzonobel.com. © 2020 Akzo Nobel N.V.

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