Sistema de transmissão do caminhão requer manutenção e lubrificação das cruzetas

/
4 minutos de leitura

Graxa utilizada deve ser à base de sabão de lítio tipo EP 2.

Peças com papel essencial nos caminhões, ônibus, utilitários e veículos com tração traseira, as cruzetas merecem atenção na hora da manutenção. Localizadas nas extremidades do eixo cardan, são compostas por dois eixos que se cruzam a 90º, sendo as mais comuns as responsáveis pela transmissão da força do câmbio para o diferencial. “A falta de lubrificação e  também o uso da graxa inadequada pode superaquecer a cruzeta e até fundi-la”, adverte Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Segundo Silva, caso as cruzetas trabalhem em ângulos muito acentuados ou haja torque  elevado aplicado ao cardan o cuidado deve ser intensificado.

A falta de lubrificação adequada da cruzeta  tem como resultado folga e consequente barulho e vibração, completa.

Para garantir a durabilidade das cruzetas, ao efetuar a troca, a recomendação é não utilizar produtos à base de silicone, como graxas grafitadas e as desenvolvidas para uso nos chassis. Silva explica que a vida das cruzetas está diretamente relacionada à correta lubrificação. “A graxa adequada deve ser à base de sabão de lítio tipo EP 2, classificação que resiste a uma pressão extrema e tem um grau de consistência nº2, apropriada para uso em altas temperaturas e resistente à água”, ressalta o gerente, lembrando também que o novo lubrificante deve ser bombeado até que saia pelas borrachas de vedação da cruzeta para eliminar resíduos da graxa antiga.

Para saber o momento da manutenção, Silva aconselha seguir os intervalos recomendados pelo fabricante, atentando-se sempre às condições que o veículo trafega, pois em estradas de terra ou esburacadas o intervalo para efetuar a manutenção será menor.

Pra conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o blog da Nakata https://blog.nakata.com.br/cruzetas-manutencao/.

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspen são e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

FecomercioSP solicita ao governo do Estado amparo urgente aos empresários dos setores mais afetados pela Fase Emergencial

Próximo

IQA cria Comissão Técnica da Qualidade

Pular para o conteúdo