Comprar pela internet é muito prático, mas pode não ser seguro. Como se proteger?

/
4 minutos de leitura

As vantagens de comprar pela internet são muitas. É prático, pode ser muito econômico, e o boom do setor traz problemas: o aumento do número de golpes, e um maior risco de endividamento das pessoas que são atraídas pelas facilidades e variedade que a internet oferece. Por isso, é muito importante ficar atento na hora de comprar sem sair do sofá para não cair em pegadinhas ou golpes.

Nem preciso dizer que é necessário se planejar, para não cair em tentações e sair comprando aquilo que não precisa. Está com o gasto planejado e precisa mesmo comprar o produto? Defina modelo e marca, se possível, já pensando na funcionalidade que quer. Mesmo que, para isso, precise recorrer a vídeos que demonstrem o produto.

Preste atenção em gatilho mental, ou seja, aquelas estratégias que despertam estímulos e desejos e sentimentos (ansiedade, urgência, curiosidade, sensação de escassez), que influenciam a sua decisão. Termos como “últimas unidades”, “estoque limitado” “contagem regressiva para o desconto” podem te fazer comprar sem necessidade. Imagina que você está de olho naquela promoção de pneus e tem a contagem regressiva para acabar. É tentador, certo? Então, o melhor é ponderar e comparar o preço de forma sábia. Esse preço é o menor comparado a outras lojas, no dia de hoje? É o menor preço para a forma de pagamento que você deseja? Se a resposta for afirmativa, então é um bom negócio. Se você vai pagar parcelado, fique de olho, porque a maioria dos sites destaca o valor à vista, que é menor do que o parcelado.

Uma coisa que quase ninguém sabe é que muitos cartões de crédito contemplam vantagens e benefícios como a proteção de preço, que assegura a devolução da diferença do valor pago, caso o produto fique mais barato em até 30 dias após a data da compra. Veja com o seu cartão se oferece esta ferramenta e quais as condições de uso.

Outro ponto importante é o frete. Compare sempre o valor e coloque na balança. De nada adianta o preço ser incrível, se o valor do frete não colaborar. Ele pode representar 40% do valor total, e chega a ter variações de 400% em média, de uma loja para outra, acredita? Portanto, sempre faça a conta: valor do produto + valor do frete.

Desconfie de preços maravilhosos. Já cheguei a ver Smart TV 4K por R$ 799,00. E o site era a cara de uma rede varejista bastante conhecida. Uma pessoa mais desatenta cairia facilmente no golpe. Geralmente os consumidores são atraídos por esses preços baixos que aparecem nas redes sociais e que levam para uma página parecida ou clonada de uma loja famosa, para roubar os dados do usuário ou receber o dinheiro via de boleto bancário e nunca entregar a mercadoria. Não esqueça de verificar se o site está hospedado em um ambiente seguro (https). Agora, se você não quer ficar para trás e quer ter sua loja virtual para aumentar sua lucratividade e ampliar horizontes, conte com uma agência que pode trazer a solução que você precisa.

Conte com a Insight Comunicação. www.insighttrade.com.br

Por Carla Norcia – CEO e fundadora da Insight Trade e MoveNews

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Tomando os devidos cuidados, embarque e desfrute do e-commerce

Próximo

Fiat amplia liderança no setor e Nova Strada é o veículo mais vendido do Brasil