CONAREM apresenta ações realizadas em prol do setor e associados

5 minutos de leitura

Entre elas, parcerias com banco, produtos e serviços de empresas que podem agregar maior valor à retífica.

O CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores investe constantemente em novas parcerias com o objetivo de oferecer cada vez mais benefícios e suporte aos retificadores associados. “Para auxiliar no dia a dia das retíficas, consolidamos novas parcerias para agregar valor ao negócio, oferecer suporte financeiro e facilitar a realização dos serviços”, comenta José Arnaldo Laguna, presidente do CONAREM.

Na área financeira, Laguna ressalta que a parceria com o Banco Safra tem evoluído, com renegociação de taxas de financiamento pelo cartão e nas antecipações de recebíveis. Cita também iniciativas que a entidade tem com empresa de biocida para o diesel que elimina os problemas de injeção do motor, sistema de ultrassom para limpeza de peças, extratora de sedes por indução, sistema de verificação de vazamentos no motor (combustível, óleo e água), entre outras.

Para auxiliar no dia a dia da retífica, a entidade também investe permanentemente para manter a evolução do maior banco de dados técnico da América Latina, que possui mais de 3.600 motores cadastrados de veículos nacionais e importados. Assina também acesso ao conteúdo da AERA e Mitchell, importante base de dados para o universo automotivo.

No setor de Segurança de Trabalho conta com cartilha orientadora sobre o que deve ser realizado na empresa no ambiente produtivo, na adequação das máquinas e processos para reduzir próximo a zero os acidentes de trabalho e cumprir as exigências das Normas Regulamentadoras, evitando as autuações fiscais e bloqueio operacional das máquinas.

Para trazer redução de custos e mais competitividade no mercado, há a Rede Nacional União de Autopeças, braço comercial que reúne os pedidos e negocia direto com os fabricantes de peças motor. “Os resultados demonstram que, mesmo no período de pandemia, o sistema de fornecimento de peças cresceu”, acrescenta.

Laguna lembra também de outro assunto relevante para o setor de retíficas – o meio ambiente. “Desde janeiro de 2021, todas as empresas que geram resíduos sólidos estão obrigadas a preencher o MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos”, enfatiza.

Todos estes temas foram abordados na Plenária Nacional e Assembleia Geral Ordinária, promovida em janeiro, onde também foram apresentados o relatório da diretoria das atividades realizadas em 2020 e as contas do exercício de 2021 e o parecer do Conselho Fiscal. Ocasião em que a diretoria do CONAREM prestou homenagem ao diretor benemérito Luís Antônio Stramosk, presidente da Metalúrgica Riosulense, pela constante presença e parceria com a entidade, desde a fundação, há 21 anos.

Saiba mais sobre o CONAREM – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o Conarem se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas. A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Stellantis registra forte receita líquida do primeiro trimestre do ano e crescimento em todas as regiões

Próximo

PACCAR obtém receitas e lucros trimestrais muito positivos

Pular para o conteúdo