Impacto do Covid-19 em distribuidores independentes de peças de reposição na Europa
O COVID-19 teve um impacto rápido e disruptivo na União Europeia, no seu povo e nas suas empresas. O impacto humano sem precedentes é seguido de perto por uma importante onda de choque econômico e social, cuja magnitude pode ser comparada com a crise financeira de 2007, se não mais. As medidas de bloqueio necessárias tiveram um impacto enorme e imediato sobre o consumo das famílias, que poderia ser reforçado em um futuro próximo com a perda de empregos. As PME, com liquidez limitada, estão particularmente em risco.
O “uso automotivo” (prestadores de serviços pós-venda de reparo / manutenção, venda de peças / acessórios / fluidos, aluguel / leasing de automóveis, concessionárias, etc.) reúne meio milhão de empresas, a maioria PME, e mais de 4,3 milhões de funcionários , que é um milhão a mais do que toda a indústria automotiva. Como tal, é um ecossistema essencial que contribui para a adequação de toda a economia da União Europeia. A fim de compreender melhor o impacto do COVID-19 em um setor tão crucial, a Comissão Europeia solicitou às associações comerciais europeias que fornecessem números e propostas. Para isso, FIGIEFA, a associação comercial europeia que representa os distribuidores independentes de peças de reposição automotivas (50.000 pontos de venda operados por 30.000 empresas e mais de 350.000 funcionários) lançou uma pesquisa online para o seu setor, e fez propostas com outras partes interessadas para uma recuperação rápida de todo o mercado de reposição automotivo independente.
O presente documento é um resumo da pesquisa online. Clique aqui para visualizar
Fonte: FIGIEFA