O Sindirepa-SP, Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, é um dos apoiadores da campanha “Sangue é o Nosso Combustível”, que acontecerá de 5 a 10 de julho em todo o País. A ação, que é uma iniciativa do GOE – Grupo das Oficinas Especializadas e tem o apoio de todas as oficinas que fazem parte do grupo.
O objetivo da campanha é transformar, durante uma semana, oficinas mecânicas e outras empresas do setor em postos de coleta de sangue para abastecerem os hemocentros das cidades onde estão sediadas. Fazer com que as pessoas se conscientizem da importância desse ato também é parte da proposta dos idealizadores. “Sabemos que a situação dos bancos de sangue piorou durante a pandemia. Em muitas cidades do País, há escassez e até falta de alguns tipos sanguíneos. Com a primeira edição da campanha, queremos mudar esses números e mostrar a força e o tamanho do mercado de reparação”, esclarece Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP.
As empresas interessadas em sediar a coleta precisam agendar por e-mail com o hemocentro da cidade onde estão localizadas, informando o endereço e data da ação. Aqueles que desejam doar podem optar por um desses locais participantes ou um hemocentro, sempre seguindo o calendário da campanha e os requisitos previstos pelo Ministério da Saúde: ter mais de 50 quilos e idade entre 16 e 59 anos.
Para a divulgação da campanha é importante que o doador poste uma foto em suas redes sociais com a #soudosetorsoudoador. Dessa maneira, será possível mobilizar o maior número de pessoas em prol da ação e medir o seu impacto.
A primeira semana de doação de sangue realizada no setor automotivo é apartidária e sem fins lucrativas e, portanto, não serão aceitos sorteios de brindes e outras ações publicitárias vinculados à campanha. Para quem desejar sediar a coleta, a divulgação da participação deve seguir um padrão e, por isso, os organizadores disponibilizam os modelos de material a ser publicado nas mídias sociais.