Caio vai fornecer ônibus elétrico com chassi CaetanoBus para SPTrans

/
2 minutos de leitura

A Caio Induscar, a principal fabricante brasileira de carrocerias de ônibus urbanos, vai lançar no mercado nacional um novo modelo de ônibus 100% elétrico. O veículo, com chassi CaetanoBus e.CC 100 C5845 E.E. importado de Portugal, será fornecido inicialmente à SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia o sistema de ônibus da capital paulista.

Atualmente, só operam na capital paulista ônibus 100% elétricos com bateria, modelos encarroçados pela Caio e pela Marcopolo sobre chassis da marca chinesa BYD, que tem planta em Campinas, no interior paulista.

O início de operação deverá acorrer apenas em 2022 e os veículos estão em fase final de encarroçamento na fábrica da Caio em Botucatu, no interior do Estado de São Paulo. O chassi CaetanoBus pode ser receber carrocerias entre 9.5 metros e 12,7metros de comprimento total, e tem motores acoplados nos eixos, com potência de 160 Kw @ 1500 rpm e torque máximo de 2500 Nm.

A Mercedes-Benz recentemente anunciou um modelo 100% elétrico, que servirá também para a capital paulista, o e-O500U. O modelo da Mercedes-Benz será produzido em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

A CaetanoBus é uma tradicional fabricante de carrocerias de Portugal que também atua em chassis para ônibus elétricos. Desde dezembro do ano passado, a Toyota Motor Europe assumir uma participação importante na CaetanoBus por intermédio da joint-venture 50/50 com o Grupo Salvador Caetano de Portugal, denominado Toyota Caetano Portugal SA. A Toyota Caetano Portugal adquiriu, por 16,32 milhões de euros, 12.000.000 ações da CaetanoBus SA, anteriormente detidas pela Salvador Caetano Indústria, SA (subsidiária do Grupo Salvador Caetano) correspondentes a 61,94% do capital social da primeira. Como resultado da operação, a CaetanoBus não pertence mais à Salvador Caetano Indústria e sim à Mitsui & Co (38%) e à Toyota Caetano Portugal, controlada pelo Grupo Salvador Caetano e pela Toyota Motor Europe (62%).

Fonte: Truck & Bus Builder, em parceria com a Secco Consultoria de Comunicação

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Produção de Sandero e Logan no Brasil é cancelada pela Renault

Próximo

Automóveis híbridos e elétricos crescem 91% no Brasil

Pular para o conteúdo