O presidente-executivo da gigante chinesa de eletrônicos Xiaomi, Lei Jun, disse que a empresa vai produzir seus próprios carros elétricos a partir do primeiro semestre de 2024. O anúncio marca o avanço da divisão de veículos elétricos da Xiaomi, apresentada formalmente pelo grupo no início deste ano. Em março, a Xiaomi afirmou que investiria US$ 10 bilhões na divisão de veículos elétricos nos próximos 10 anos.
Após o anúncio, as ações da marca, cotada na Hong Kong Stock Exchange, subiram 5%, chegando cada uma a 22,50 dólares. No mês passado, a Xiaomi finalizou o registro oficial de negócios da sua unidade de veículos elétricos, de acordo com informação da agência Reuters. A marca anunciou que a nova unidade de carros elétricos foi inaugurada com um investimento de 1,31 bilhões de euros e que seu representante legal será o CEO Lei Jun.
Ainda não foi divulgada a estratégia que a marca vai usar para a construção do carro, nem qual carro pretende produzir. Sabe-se que, no fim de agosto desse ano, a Xiaomi adquiriu a startup Deepmotion, que desenvolve veículos de condução autônoma.