A retomada do turismo no país já é uma realidade. Com o avanço da vacinação, os brasileiros começam a fazer mais reservas e a embarcar para destinos nacionais. A Buser, maior plataforma de intermediação de viagens rodoviárias por meio do fretamento colaborativo e marketplace de passagens de ônibus, vem sentindo esse movimento desde julho, mas foi em setembro que os números dispararam.
A startup bateu o segundo recorde mensal consecutivo com a melhor marca de passageiros transportados de sua história: foram 460 mil passageiros transportados no mês, um salto de 580% na comparação com o mesmo mês do ano passado – em um momento em que a pandemia ainda não dava sinais de recuperação. Na comparação com agosto, o crescimento de passageiros foi de 40%, mantendo a projeção da startup. Já o volume total de vendas (GMV) cresceu cinco vezes em comparação a setembro de 2020, chegando à melhor marca desde o início da operação da plataforma.
Agora a empresa se prepara para a volta do mercado de viagens com ainda mais força, com a expectativa em torno dos próximos feriados e do final do ano. O feriado de 12 de outubro, aliás, é um dos grandes responsáveis por impulsionar esses números. Depois de ter convocado mais 400 ônibus pelos seus parceiros para dar conta da demanda, a Buser chegou a 40 mil passageiros embarcados na última sexta-feira (08/10). No feriado todo, foram 150 mil viajantes usando a plataforma. O maior recorde diário tinha sido no feriado de 7 de setembro, quando a empresa embarcou mais de 32 mil viajantes num único dia.
Expansão
Com cerca de 4,5 milhões de usuários na base, a Buser tem expandido sua operação mês a mês. Depois de chegar no Nordeste, em setembro, conectando mais 160 trechos e 27 novas cidades, a plataforma acaba de anunciar sua chegada à região Norte. Com isso, a empresa passou a oferecer viagens em todos os 26 estados brasileiros mais Distrito Federal, seja com o modelo de fretamento colaborativo, modalidade na qual os passageiros dividem a conta final da viagem, seja com o marketplace, serviço em que a startup vende passagens em parceria com viações tradicionais, que atuam em rodoviária. A empresa tem feito promoções agressivas toda vez que chega a um estado novo, como forma de convidar o passageiro a conhecer um novo jeito de viajar.