Aproveitando a COP26, líderes da indústria da bicicleta lançaram um compromisso conjunto de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. A iniciativa, chamada de “Shift Cycling Culture”, divulgou seu manifesto inicial assinado por CEOs de diversas empresas do setor.
Com o texto, líderes do mercado da bicicleta se comprometem com uma primeira pedalada para garantir que a bicicleta traga ainda mais benefícios positivos para o planeta. O compromisso coletivo está centrado em duas frentes: reportar e reduzir.
Reportar significa que as empresas irão medir e divulgar os impactos diretos de suas atividades até no máximo 2023. A partir do primeiro relatório, irão lançar relatórios anuais.
Em relação à redução das emissões diretas da indústria da bicicleta, o plano é reduzir as emissões de CO² em ao menos 55%, sendo o ano base posterior a 2015. Isso se traduz na redução de emissões recentes, afinal reduzir o impacto ambiental com base nas atividades de décadas atrás não produz os resultados necessários.
A lista dos primeiros signatários do compromisso tem nomes de peso. Estão lá CEOs, presidentes e fundadores da Assos, BMC, Brompton, Dorel, Haro, Schwalbe, Selle Royal, Specialized, Vittoria e outras.
Fonte: Aliança Bike